Paraíba, quarta-feira, 20 de março de 2019
30° C
Busca

Paraíba

Paraíba

'Corrida do Arthur' acontece neste domingo (17), no Busto de Tamandaré

A largada está prevista para às 7h e tem o objetivo de arrecadar dinheiro para a cirurgia da criança

Por Redação Portal T5

18h07 - Atualizado 16/03/2019 às 20h02
Corrida do Arthur acontece neste domingo (17)
Corrida do Arthur acontece neste domingo (17) Reprodução/Internet

Neste domingo (17), acontece a 'Corrida do Arthur', com saída marcada para às 7h, no Busto de Tamandaré. As provas tem percurso de 3 km, 5 km e 10 km.

Maisa estreia programa e se torna apresentadora de talk show mais jovem em TV aberta

História de Arthur 

Arthur Mesquita tem três anos de idade e sofre de paralisia cerebral (diplégico) e precisa fazer uma cirurgia nos EUA chamada Rizotomia Dorsal Seletiva para que ele tenha a possibilidade de andar e correr como uma criança da sua idade. Ele faz fisioterapia todos os dias e equoterapia nas quartas-feiras, além de terapia ocupacional e aplicação de botóx a cada seis meses

Nascido em 2015, lutou pela vida desde a barriga da mãe. Era um bebê PIG (pequeno para a idade gestacional). Foram 58 dias de internação, 16 dias entubado, várias transfusões de sangue, esquemas de antibióticos, exames e um pneumonia. Os seus pais só puderam o pegar no colo depois de 17 dias de nascido.

Aos dois anos, a mãe percebeu que ele não tinha chegado ao desenvolvimento motor que devia para a idade devido a paralisia cerebral que afeta o movimento e a postura e é causada por danos cerebrais, antes, durante e depois do nascimento. Existem vários tipos e graus de paralisia cerebral. O Arthur tem a Paralisia Cerebral Espática e é caracterizada pela presença de rigidez muscular e dificuldade de movimento. Muito comum em crianças prematuras.

A cirurgia 

Custa 50 mil dólares. Além de custo com transporte que gira entorno de 25 mil reais e tratamento e pós-operatório 36 mil reais.  corrida tem o objetivo de arrecadar recursos para custear a cirurgia e tratamento do pequeno Arthur (3 anos), diagnosticado com paralisia cerebral do tipo espástica.

Sobre a corrida

Os pais da criança, o Thiago e Manu Ribeiro criaram a campanha e pedem que as pessoas continuem participando dessa corrente do bem. Eles anunciaram a corrida há alguns meses, e caso atinjam o valor necessário para custear a cirurgia do pequeno Arthur, tudo que for arrecadado a mais será destinado para outras crianças que também lutam pela vida. No final da atividade, será realizada a prestação de contas. Kits foram montados para quem quer participar que vem com camisa, viseira, chip e medalha e custa 65 reais.

Percurso

A prova menor, de 3 km tem largada do Busto de Tamandaré e vai até o Açaí V2 (Manaíra); já a de 5 km segue até próximo ao Mag Shopping (Manaíra); e a de 10 km até o Iate Clube (Bessa). Na largada, os pais poderão dexiar os filhos no Espaço Kids. A estrutura terá personagens infantis, guloseimas, recreadores, palhaços, e muitas brincadeiras.

O sonho

“Temos um sonho e nosso sonho é soltar as suas mãozinhas e esperar Arthur do outro lado com os braços abertos para o abraçar. Nosso sonho é ver o nosso filho amado andar e correr”, dizem os pais da criança.

Leia mais: Dezesseis praias do litoral da PB estão impróprias para banho; confira quais são

Brasil figura na lista dos países que receberão novo recurso do Whatsapp