Paraíba, sábado, 24 de agosto de 2019
30° C
Busca

Paraíba

Paraíba

Centro de Testes de Tecnologias de Dessalinização pode ser construído em Campina Grande

O anúncio foi realizado pelo ministro Marcos Pontes.

Por Redação Portal T5

18h03 - Atualizado 28/01/2019 às 18h56
Campina Grande
Campina Grande Foto: Divulgação

A cidade de Campina Grande, no Agreste paraibano, pode sediar um Centro de Testes de Tecnologias de Dessalinização. A ação poderá decorrer do acordo entre Brasil e Israel e é uma proposta do governo brasileiro. Marcos Pontes, atual ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações cumpre agenda de encontros e reuniões com cientistas em Tel Aviv cujo objetivo é conhecer e identificar possíveis projetos de inovação e tecnologias de áreas diversas.

À imprensa, Marcos disse que o Centro deve desenvolver estudos precisos que apontem soluções diversas para a questão hídrica típica da região.

Após desenvolvê-los, os dados devem ser repassados ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).

Quem vai coordenar isso [o Centro] é o Instituto Nacional do Semiárido (Insa), que faz parte do MCTIC, junto com a Universidade Federal de Campina Grande. O centro vai testar tecnologias e aferir o gasto de energia, custo de manutenção, a vazão de água e assim por diante. O ministério será uma ferramenta para ajudar o Ministério de Desenvolvimento Regional, que é responsável por colocar em escala e garantir a segurança hídrica”, declarou.

Empresas interessadas em participar do projeto poderão, inclusive, se cadastrar no site do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. O prazo para oficializar o interesse em participar se estende até o dia 18 de fevereiro.

Israel é um país com quem já temos uma boa relação, é o 11º país no ranking global de inovação e aproximadamente 50% da água consumida lá vem de fontes não convencionais, como reuso e dessalinização. A missão tem uma finalidade técnica para observar tecnologias que existem lá, verificar processos de inovação que nos sejam úteis e que nós possamos estreitar essa relação para trazer benefícios para nosso país”, completou o Ministro.

Leia mais: Carnês do IPTU 2019 de Campina Grande começam a ser entregues nesta segunda-feira (28)

Chuvas e vento causam destruição em municípios paraibanos; veja

+ Tremor de terra é registrado e assusta moradores de cidade baiana

Siga nosso Instagram Facebook e fique bem informado!

Para sugerir pautas, entre em contato com a redação pelo número (83) 9.8684-1874 e 3015-3741.