TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Amanhã

Entidades realizam protesto cobrando proteção à elefanta Lady

O ato público está marcado para acontecer às 9h, em frente à Parque Arruda Câmara

Por Redação Publicado em
Lady secom jp
Protesto devem cobrar providências sobre situação da elefanta Lady Protesto devem cobrar providências sobre situação da elefanta Lady Foto: Divulgação/Secom-JP

Neste domingo (29), às 9h, um ato público mobilizado por entidades protetoras de animais está previsto para acontecer em frente ao portão do Parque Arruda Câmara (Bica) com o objetivo de cobrar providências sobre a situação da elefanta Lady, que vive no local desde 2013. Apesar de já ter audiência marcada sobre o caso, segundo a organização, o protesto será realizado com a função de trazer a consciência para a sociedade a gravidade do que está acontecendo.

Litoral paraibano tem três praias impróprias para banhistas neste fim de semana

O animal foi recolhido pelo Ibama na época, e desde então é um dos bichos que pode ser visitado no Parque. Após um laudo pedido pelo Ministério Público Federal (MPF) apontar que a elefanta estaria sofrendo na Bica, algo que veio a conhecimento público em julho deste ano, uma grande preocupação foi instaurada. Desde então, principalmente nos últimos meses, discussões e ações acerca da situação e condições de saúde de Lady vem travando um impasse entre entidades protetoras de animais e a Prefeitura Municipal de João Pessoa.

Porém, no próximo dia 18 de outubro, essa história poderá chegar a um ponto final. É que a juíza da 2ª Vara Federal da Paraíba, Wanessa Figueiredo dos Santos Lima, reservou a data para uma audiência de conciliação, com o propósito finalizar o imbróglio e analisar a possibilidade de transferência do animal para o Santuário de Elefantes do Brasil, localizado em Rio da Casca, no Mato Grosso.

Na documento em que decide a data da audiência, a juíza federal solicita uma série de informações: à Prefeitura, o prontuário ou documento similar que registre o acompanhamento da elefanta Lady no último 12 meses; ao Ministério Público Federal (MPF), a manifestação sobre o seu acompanhamento sobre o caso; e ao Santuário de Elefantes do Brasil, o plano de como seria efetuada a remoção.

Abelardo Juremo Neto, secretário de Meio Ambiente de João Pessoa, disse que a Prefeitura não colocado obstáculos à transferência. De acordo com ele, desde que o MPF passou a acompanhar o caso, já foram realizadas duas videoconferências entre a Seman e o Santuário Elefantes Brasil para analisar a viabilidade da transferência, a mais recente no último dia 6 de setembro.

Leia mais: Órgãos investigam navio em PE por vazamento de óleo no Nordeste

Secretaria registra mais três casos de sarampo e Paraíba chega a oito confirmados



Relacionadas