TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
tecnologia

Campina Grande está na lista de 'cidades teste' para o 5G no Brasil

A rainha da Borborema receberá um projeto-piloto focado em m soluções para cidades inteligentes

Por Redação Publicado em
Portal t5 noticia logotipo

Uma operadora de telefonia anunciou, nesta quinta-feira (23), a instalação da primeira antena para testes de 5G no Brasil. A iniciativa, divulgada durante o Painel Telebrasil 2019, em Brasília, aumenta a expectativa para a chegada comercial da tecnologia no Brasil, prevista para 2021. O projeto já está sendo aplicado em Florianópolis, a primeira cidade a receber a rede, que será operada na frequência de 3,5GHz.

De acordo com a operadora, o objetivo é desenvolver um centro de referência em 5G com foco em aplicações, produtos e serviços de forma a promover a tecnologia e os novos modelos de negócio. A empresa quer acelerar a implantação de aplicações para Cidades Inteligentes, Agricultura Inteligente, Indústria 4.0, Entretenimento, Saúde, Carros Autônomos e Realidade Virtual.

Projetos-piloto

A cidade de Campina Grande, agreste paraibano, também receberá testes relacionados ao 5G, em uma parceria da operadora com o Núcleo Virtus (Núcleo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Tecnologia da Informação, Comunicação e Automação) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e a Nokia, que terá como foco soluções para Cidades Inteligentes, utilizando a plataforma NB-IoT.

A terceira 'cidade teste' é Santa Rita do Sapucaí, em Minas Gerais. Lá a operadora prevê a implantação de soluções inteligentes para iluminação, segurança e rastreamento de veículos, dentro do contexto de Internet das Coisas. Com a instalação do 5G, será possível conectar os postes da cidade para criar uma rede cobrindo todo o município. Posteriormente, será possível instalar câmeras de segurança em todos os postes e, com o ambiente preparado, implantar outras tecnologias, como soluções de identificação facial, estacionamento inteligente, entre outras.



Relacionadas