TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
horário de atendimento

Postos de saúde passarão a atender até 22h

. O anúncio foi feito pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira (9) durante a Marcha dos Prefeitos, em Brasília.

Por Redação Publicado em
Preocupacao saude

As unidades Básicas de Saúde (UBSs) poderão estender o atendimento até as 22 horas. O anúncio foi feito pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira (9) durante a Marcha dos Prefeitos, em Brasília. Atualmente, maior parte das unidades funciona até às 17h. A medida tem como objetivo facilitar o acompanhamento de saúde, principalmente de pessoas que trabalham fora.

+ Novo ministro da Educação sugere que universidades do NE não devem oferecer cursos de sociologia e filosofia

Conforme o Ministério, somente este ano serão destinados R$ 150 milhões extras para secretarias interessadas em prorrogar o horário de funcionamento. No ano que vem, o valor será em torno de R$ 500 milhões adicionais. Atualmente, alguns municípios já realizam essa forma de atendimento por conta própria. Agora, a ideia é repassar recursos extras para que o horário seja ampliado.

Embora a oferta seja válida para todos os municípios, o presidente do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems), Mauro Junqueira, revelou que somente as cidades de médio e grande portes terão condições de se encaixar no programa. “A proposta prevê que, para ter o horário estendido, três equipes sejam vinculadas à unidade básica de saúde”, contou.

Junqueira avaliou, ainda, que municípios pequenos não terão como atender essa exigência. Unidades básicas que tenham três equipes terão de trabalhar 60 horas por semana. Isso poderá ser feito em horários até as 22h. Mas há também a possibilidade de abertura aos sábados.

O programa prevê, também, um outro formato, com seis equipes. Nesse caso, cada posto terá de ofertar 75 horas semanais de atendimento. Cada equipe conta com médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, dentista, auxiliar de dentista e seis agentes de saúde.

Leia Também:

+ “Para as gerações futuras”, diz idoso sem pernas que plantou mais de 17 mil árvores

+ Rainha Elizabeth confronta Meghan Markle sobre ideais para o neto

+ Foto: Sogra revela segredo de Marcelo Falcão nas redes sociais


Relacionadas