Paraíba, terça-feira, 18 de setembro de 2018
20° C
Busca

Paraíba

Paraíba

Justiça: 1 a cada 4 juízes que atuam na Paraíba é negro, aponta estudo

O CNJ divulgou nesta quinta (13) um levantamento com o perfil da magistratura brasileira

Por Redação Portal T5

15h49 - Atualizado 14/09/2018 às 06h45
O CNJ divulgou nesta quinta (13) um levantamento com o perfil sociodemográfico da magistratura brasileira
O CNJ divulgou nesta quinta (13) um levantamento com o perfil sociodemográfico da magistratura brasileira Imagem: Reprodução/Interessa

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) divulgou nesta quinta-feira (13) um levantamento mostrando o perfil dos magistrados brasileiros, com informações referentes a características demográficas, sociais e profissionais. A Paraíba, por exemplo, é o 13º estado do Brasil com o maior número de juízes que se autodeclaram brancos.

71% dos magistrados paraibanos são brancos, ao passo que 29% deles se autodeclaram pretos ou pardos, o que dá uma proporção de um juiz negro a cada quatro. No entanto, assim como outros sete estados, a Paraíba não tem nenhum juiz de origem indígena.

Quando considerado o cenário nacional de cor ou raça dos magistrados, percebe-se que a maior parte ainda é de brancos: 80%, de modo que 18% são negros e apenas 1% deles se autodeclara indígena.

Outro dado interessante que o levantamento destaca é a distribuição dos juízes que atuam no Poder Judiciário brasileiro de acordo com o estado em que nasceram. A maioria esmagadora deles é natural de São Paulo – 26%. Com relação à Paraíba, apenas 2% dos magistrados do Brasil têm o estado como terra natal.

Você pode conferir o perfil sociodemográfico completo dos magistrados brasileiros clicando aqui.

Leia também:

Trump quer pagar US$ 20 mi ao México para expulsar imigrantes ilegais

Servidores públicos poderão reduzir jornada de trabalho; entenda