Paraíba, quinta-feira, 20 de junho de 2019
30° C
Busca

Paraíba

Paraíba

Paraíba está entre os estados do Nordeste que mais geraram empregos; veja

Dados foram divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED)

Por Carlos Rocha

23h24 - Atualizado 23/08/2018 às 23h27

O país ainda está tentando se reerguer no quesito economia e isso reflete diretamente na geração de empregos com carteira assinada. A Paraíba aparece entre os estados do Nordeste que mais geraram empregos nos últimos meses, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).

No mês passado a Paraíba teve um saldo positivo com a criação de mais de 1300 empregos. Isso colocou nosso estado em terceiro lugar em geração de empregos no Nordeste em nono lugar no Brasil.

De acordo com o economista Antônio Almeida, esse resultado se dá graças à indústria de transformação e à agricultura.

"O que a gente vê acontecer nas variações no nível de atividade econômica é o setor de serviços e a reboque dos setores mais dinâmicos da economia, como a indústria e Agricultura. Esses números se devem a criação maior de empregos precisamente na indústria de transformação e na agricultura concentrada ali no setor sucroalcooleiro", disse.

O especialista vê com otimismo esses números, mas ressalta o fator endividamento.

"O que a gente espera é que exista um impacto na economia se a renda gerada pela criação desses empregos não forem utilizadas, por exemplo, para a redução do endividamento, se o nível de endividamento estiver baixo. Caso contrário a gente vai ainda ter que esperar um pouco a demanda se elevar como consequência do aumento dessa renda".

Outra ressalva feita pelo economista foi a questão dos empregos temporários.

"É preciso ver se os empregos criados já que estão relacionados ao setor canavieiro senão são empregos temporários se for empregos temporários logo esses trabalhadores serão demitidos e não teremos um impacto significativo ou duradouro na demanda", finalizou.