Paraíba, domingo, 19 de agosto de 2018
19° C
Busca

Paraíba

Paraíba

Secretaria de Saúde da PB confirma novo caso de morte por H1N1

Adolescente de 15 anos morreu na UPA de Tibiri, na Grande João Pessoa

Por Carlos Rocha

14h45 - Atualizado 10/08/2018 às 14h49
Imagem: Reprodução/Governo da PB

A Secretaria de Saúde do Estado da Paraíba confirmou, na tarde desta sexta-feira (10), que a causa da morte do adolescente de 15 anos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Tibiri II, na cidade de Santa Rita, foi por H1N1.

O jovem faleceu no dia 18 de maio enquanto aguardava para ser transferido para o Hospital Universitário Lauro Wanderley, no
Campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), também na
capital.

Esse é o terceiro caso de morte por H1N1 no estado da Paraíba. Em abril dois casos também foram confirmados, um em Cabedelo e outro em Guarabira.

Entenda o caso

Em maio, um adolescente de 15 anos morreu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), localizada no bairro de Tibiri II, em Santa Rita, na Região Metropolitana de João Pessoa.

De acordo com familiares, o jovem foi atendido pela primeira vez na unidade, na no dia 15. Medicado, ele retornou pra casa. Entretanto, com a continuidade da febre alta, dores no corpo e cansaço, voltou a ser socorrido no dia seguinte (16).

Exames foram realizados para identificar as causas do quatro clínico, especificamente sobre a possibilidade da existência de gripe H1N1.

Tire dúvidas sobre as vacinas contra a gripe disponíveis

Às 18h do dia 17, o garoto permanecia internado na unidade hospitalar, enquanto a direção informou que não havia vagas para o atendimento específico - diante dos sintomas - em unidades de referência.

Com o agravamento do quadro, o adolescente não resistiu e morreu. "Estou destruída", disse a avó do jovem, em entrevista à imprensa.