Paraíba, quinta-feira, 20 de setembro de 2018
22° C
Busca

Paraíba

Paraíba

Distrito de Várzea Nova pode se transformar em Município; saiba mais

São mais de 35 mil habitantes e uma economia que gira em torno do Comércio e da Indústria

Por Carlos Rocha

23h11
Reprodução/ TV Tambaú

O distrito de Várzea Nova, em Santa Rita, região metropolitana de João Pessoa, pode se transformar em um município. Os moradores acham que a localidade é auto-sustentável e tem condições de ser emancipada politicamente.

São mais de 35 mil habitantes e uma economia que gira em torno do Comércio e da Indústria. Várzea Nova possui mais de 12 mil eleitores e pode se tornar cidade, caso um projeto de lei que tramita na Câmara Federal seja aprovado.

O presidente da Câmara de Santa Rita Gustavo Santos explicou o que aconteceria caso a lei seja aprovado em Brasília.

"Saindo a decisão de lá e o presidente sancionando, vamos juntar a população de Várzea Nova, fazer sessões com a comunidade e fazer plebiscitos dentro do bairro, para poder chegar até a assembleia e cobrar pelo bairro", disse.

O texto é igual o projeto de lei de número 297 do ano de 2014, que chegou a ser aprovado pela câmara em junho do mesmo ano, mas acabou sendo vetado pela então Presidente Dilma Rousseff. Segundo ela, a aprovação deste projeto traria desequilíbrio no recurso do Estado além de dificuldades financeiras não gerenciáveis para os municípios, também seria necessária a revisão do fundo de participação dos municípios.

Mas a expectativa do presidente da Câmara de Santa Rita é de que o projeto seja aprovado e assinado pelo presidente Michel Temer. Caso isso aconteça, outros distritos como de Livramento, também em Santa Rita, e São José da Mata, em Campina Grande, também poderiam se tornar municípios. Para quem mora em Várzea Nova o desejo de que o projeto seja aprovado.