Paraíba, domingo, 19 de agosto de 2018
18° C
Busca

Paraíba

Paraíba

Relembre os cuidados que devem ser tomados com fogos de artifício neste São João

O Corpo de Bombeiros dá dicas para que ninguém fique ferido ao manusear fogos de artifício.

Por Redação Portal T5

13h42
Os fogos de artificio devem ser comprados em locais de confiança, segundo os bombeiros
Os fogos de artificio devem ser comprados em locais de confiança, segundo os bombeiros Imagem: Reprodução/TV Tambaú

O dia de São João está batendo na porta. Contudo, mesmo ainda chegando na metade do mês de junho, as celebrações pelo Nordeste do Brasil já começaram em diversas cidades. O maior exemplo é em Campina Grande, onde o Maior São João Do mundo iniciou no último dia 8, com 30 dias de duração.

Uma das tradições das festas juninas, que diverte crianças e até mesmo vários adultos, são os fogos de artifício. Quando começamos a escutar aquele barulho de bombinhas estourando na rua já sabemos que junho chegou. É necessário, porém, relembrar os cuidados que devem ser tomados ao manusear esses materiais.

A primeira dica é relacionada aos locais onde comprar fogos de artifício. De acordo com o Corpo de Bombeiros, é importante buscar as lojas onde existe vistoria de segurança. A regra para os locais que vendem fogos é fixar o alvará de segurança em local visível, e são esses os que passam mais confiança para o consumidor.

Outra questão fundamental é em relação ao lançamento daqueles fogos de artifício maiores, que

fazem espetáculos no céu. Eles devem ser manuseados em locais abertos e espaçosos, sempre ao ar livre. É bom ressaltar também que eles não devem ser acendidos próximo ao rosto ou direcionados para outras pessoas.

O Corpo de Bombeiros ainda alerta para o fator que mais causa acidentes quando o assunto são fogos de artifício. Trata-se daqueles fogos que falham e quem está usando acaba se aproximando para tentar reacendê-lo, e consequentemente se queima quando ele eles explodem.

Saiba mais sobre o assunto com a repórter Pollyana Sorrentino: