Paraíba, domingo, 25 de agosto de 2019
30° C
Busca

Paraíba

Paraíba

Mesmo com risco de desabamento, antigo prédio do INSS continua sendo usado como abrigo

O imóvel já não possui mais cobertura com telhas, e de acordo com o Corpo de Bombeiros, além da ausência de um plano de prevenção contra incêndios, o local também está com a parte elétrica comprometida.

Por Vitor Feitosa e Dennison Vasconcelos

11h30 - Atualizado 04/05/2018 às 05h17
Vista de fora do prédio abandonado no Centro de João Pessoa.
Vista de fora do prédio abandonado no Centro de João Pessoa. Imagem/ Dennison Vasconcelos/ Portal T5

Um prédio onde funcionou há muito anos o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) na Av. Duque Caxias, no Centro de João Pessoa, está com sérios problemas estruturais.

Desde que foi desativado, o local, que fica no Ponto de Cem Réis, está abandonado, e acabou sendo ocupado por pessoas sem teto, que passaram a fazê-lo de moradia. Além deste detalhe, o prédio também serviu como ponto perfeito para a venda de drogas e prostituição.

A lage, porém, era formada por telhas de modelo “brasilit”, mas agora está sem cobertura nenhuma, acumulando água e com possíveis com focos de dengue. Segundo moradores da região, as telhas foram sendo roubadas pouco a pouco pelos ocupantes do local, assim como toda a estrutura de madeira.

A equipe de reportagem do Portal T5 esteve no prédio ao lado, a tradicional Galeria Jardim e foi possível perceber que existem sinais de moradia, como luz elétrica e água encanada, no prédio abandonado. Os comerciantes da galeria relataram casos de homicídios dentro do prédio. "Essa invasão só vai acabar quando acontecer aqui algo semelhante a São Paulo. Há algum tempo, um corpo em decomposição foi encontrado lá dentro, mas nada foi feito", disse o homem que não quis ser identificado. Ele ainda informou que a gerência das família no local é feito pelos comerciantes do próprio prédio, que ficam no térreo do prédio abandonado.

O prédio abandonado do INSS no Centro da capital ainda possui luz elétrica.
O prédio abandonado do INSS no Centro da capital ainda possui luz elétrica. Imagem/ Dennison Vasconcelos/ Portal T5

A nossa equipe de reportagem esteve no prédio, mas foi impedida por comerciantes de entrar no local.

Um laudo recente do Corpo de Bombeiros alertou para os diversos riscos que existem na estrutura do prédio. Além da possibilidade de alguma estrutura da edificação se desprender e cair, e até mesmo o risco de desabamento, os Bombeiros constataram a ausência total de um plano de prevenção contra incêndios no imóvel, como a falta de sinalização, corrimão e extintores, sem mencionar a parte elétrica completamente comprometida.

Portal T5 entrou em contato com o Coordenador de Defesa Civil de João Pessoa, Noé Estrela, que afirmou já ter retirado as famílias do local por três ocasiões, mas o prédio continua sendo ocupado. Com isso, de acordo com Noé, a prefeitura não tem mais como controlar essa situação, e a responsabilidade agora fica a cargo do Governo do Estado, que é a instituição responsável pelo imóvel.

A assessoria de comunicação da Energisa informou que já foram identificadas ligações clandestinas de energia elétrica no local, mas que há fiscalização periódica para impedir o uso do consumo individuo de luz. "Qualquer tipo de ligação feita de forma ilegal é propícia a causar incêndio, ainda mais em locais invadidos", disse a assessoria.