Paraíba, quinta-feira, 16 de agosto de 2018
27° C
Busca

Paraíba

Paraíba

Criança de dois anos morre vítima de calazar na Paraíba

Caso foi registrado no Hospital Universitário de Campina Grande. Em 2017, 24 casos da doença foram registrados na unidade.

Por Redação Portal T5

11h22 - Atualizado 15/02/2018 às 11h28

Uma criança de dois anos morreu nessa quarta-feira (14) vítima de leishmaniose visceral, mais conhecida como calazar, no Hospital Universitário (HU) de Campina Grande, no Agreste do estado.

Segundo a direção do hospital, o menino deu entrada na unidade no dia 2 de fevereiro. "O paciente apresentava febre, cansaço e vômitos com presença de sangue. Ele foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com os sintomas que levaram à insuficiência hepática e renal, ocasionando a falência dos órgãos", disse Homero Gustavo Correia Rodrigues, gestor do HU.

A criança é natural do município de Conceição e antes de ser encaminhada para Campina Grande foi atendida no Hospital Municipal e Maternidade Caçula Leite de Conceição, mas não houve diagnóstico. Após exames foi descoberta alteração no fígado, local onde a infecção atinge normalmente.

Homero Gustavo, revelou que em 2017, 24 casos dessa doença foram diagnosticados na unidade, no ano anterior, foram 26 pessoas infectadas. "A doença é causada por um mosquito transmissor e é comum em comunidades de baixa infraestrutura" , contou o médico.