segunda-feira, 18 de novembro de 2019
Busca

Paraíba

Paraíba

Verão começa nesta sexta (21) com previsão de mais calor e chuvas

Nessa estação, segundo o Inmet, a chuva é frequente em praticamente todo o país

Por Redação Portal T5

05h35 - Atualizado 21/12/2018 às 07h02
Busto de Tamandaré, entre as praias de Cabo Branco e Tambaú
Busto de Tamandaré, entre as praias de Cabo Branco e Tambaú Foto: Dennison Vasconcelos/Portal T5

O verão no Hemisfério Sul começa oficialmente às 20h22 desta sexta-feira (21) e vai até 20 de março de 2019.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet),o período se caracteriza pela elevação da temperatura e dias mais longos que as noites, além de mudanças rápidas nas condições de tempo, como chuva forte, queda de granizo, vento com intensidade variando de moderada a forte e descargas elétricas.

Nessa estação, segundo o Inmet, a chuva é frequente em praticamente todo o país, com exceção do extremo sul do Rio Grande do Sul, nordeste de Roraima e leste do Nordeste. Os maiores volumes de precipitação são esperados para o sudeste do Amazonas e o norte de Mato Grosso, entre os meses de dezembro e fevereiro.

No Nordeste, a previsão do modelo estatístico do Inmet para o verão na região indica predomínio de áreas com maior probabilidade de chuva acima da média na Bahia, do litoral de Alagoas até o Rio Grande do Norte e no sul do Piauí e do Maranhão. Nas demais áreas, a chuva deve ficar próxima à média ou ligeiramente abaixo durante a estação. A temperatura estará mais elevada no Maranhão, centro e sul do Piauí, sul do Ceará e no oeste de Pernambuco.

Veja também:

+ Polícia prende dupla suspeita de participar de chacina, na Grande JP

+ Homem fica ferido após atropelamento na BR-230, em Cabedelo