Paraíba, sábado, 08 de dezembro de 2018
29° C
Busca

Paraíba

Paraíba

Zona Azul vai ser informatizada e terá limites de permanência, em João Pessoa

A medida foi regulamentada pela Superintendência de Mobilidade Urbana de João Pessoa

Por Redação Portal T5

19h26
Zona Azul deve ser informatizada em João Pessoa
Zona Azul deve ser informatizada em João Pessoa Reprodução/Internet

Neste sábado (8), foi regulamentado por meio da publicação de uma portaria da Superintendência de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) no Diário Oficial do Estado (DOE), o “Serviço de Estacionamento Rotativo Pago”.

Medida cautelar suspende duplicação da BR-230, no interior da Paraíba

O serviço é um estacionamento rotativo público de João Pessoa, conhecido popularmente como “Zona Azul”. A partir de agora ele deve passar a ser informatizado e ter três limites de permanência, de acordo com a via. Apesar de já estar em vigor, ainda não foi definido quando o sistema vai ser implantado.

Os estacionamentos vão ser controlados por meio de um sistema automatizado e informatizado, “que permitam pleno controle da rotatividade, acompanhamento da arrecadação, aferição imediata das receitas e auditoria permanente, por parte da Administração Pública”. Também haverá uma divisão de cores para gerar identificação sobre o grau de rotatividade: Alta (cor vermelha), Média (cor azul) e Baixa (cor verde) rotatividade, com direito a uma, duas e cinco horas de permanência, respectivamente.

A vaga não pode ser renovada sequencialmente pelo mesmo veículo, a não ser as vagas de Alta Rotatividade, que poderão ser renovadas, por uma única vez, mediante novo pagamento.

A gratuidade será garantida nos primeiros dez minutos de estacionamento, de acordo com o novo sistema, contanto que o motorista deixe acionado o pisca-alerta do veículo. Após essa minutagem, o valor é cobrado.

As vagas serão de uso exclusivo de automóveis, utilitários, camioneta, caminhonete e motocicletas, respeitando as sinalizações horizontal e vertical, e funcionará nos dias e horários especificados nas respectivas placas de sinalização. Quem precisar usar as vagas para outros fins deve fazer a solicitação à Semob com pelo menos cinco dias de antecedência.

Atenção

Os veículos que estiverem devidamente sinalizados com credenciais expedidas pela Semob, poderão utilizar as vagas destinadas a idosos e portadores de deficiência com o direito à gratuidade por um período de uma hora.

Leia mais: Na Paraíba, aposentados e pensionistas devem realizar prova de vida

Justiça determina que motoristas de ônibus não podem acumular funções