Paraíba, quinta-feira, 13 de dezembro de 2018
27° C
Busca

Paraíba

Paraíba

Roupas e calçados são preferência nas compras de fim de ano entre os paraibanos

Segundo a Fecomércio, mais de 60% dos paraibanos pretendem presentear neste Natal.

Por Redação Portal T5

05h44 - Atualizado 06/12/2018 às 05h50
Foto: Reprodução / Internet

O período do ano mais esperado pelos lojistas deve confirmar as expectativas de uma pequena recuperação no comércio paraibano neste fim de ano. As vendas de dezembro devem ter o crescimento tímido de pouco mais de 1% comparado ao ano anterior, segundo a Pesquisa de Intenção de Compras para as Festas Natalinas realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Paraíba (Fecomércio).

Aproximadamente 62,8% dos consumidores paraibanos devem presentar nas festas da época natalina. As peças de vestuário e calçados são as primeiras opções para os entrevistados, 68,79% e 21,66%, respectivamente. Em seguida aparecem brinquedos (16,88%), eletrodomésticos e eletroeletrônicos (16,56%) e perfumes (8,92%).

Apesar do comércio esperar mais compradores neste ano, os paraibanos pretendem gastar menos que no ano passado. A pesquisa identificou uma leve retração de 0,32% em comparação a 2017. Mesmo assim, a média de gasto chega a R$ 283,38, divididos em parcelas no cartão de crédito (60,19%) e pagos à vista por 39,81% dos entrevistados.

       “Em um momento de reestruturação econômica, é importante que possamos avaliar e planejar as ações e estratégias com muita cautela, e a Fecomércio entrega, com esta pesquisa, uma ferramenta importante para diminuir as incertezas geradas tanto nos consumidores quanto nos empresários neste período de instabilidade”, afirmou o presidente da Fecomércio Paraíba, Marconi Medeiros.