Paraíba, quarta-feira, 14 de novembro de 2018
33° C
Busca

Paraíba

Paraíba

Saiba como será o 2º dia de provas do Enem na Paraíba

O exame será aplicado em 344 locais de 51 cidades do estado

Por Redação Portal T5

23h00 - Atualizado 11/11/2018 às 08h26
O segundo dia de provas do Enem 2018 é neste domingo (11)
O segundo dia de provas do Enem 2018 é neste domingo (11) Foto: Arquivo/Agência Brasil

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem seu segundo dia de provas neste domingo (11) em todo o Brasil. Na Paraíba, cerca de 152 mil estudantes estão inscritos no Enem, que será aplicado em 344 locais de prova espalhados por 51 cidades do estado.

No primeiro dia de exame, no domingo passado (4), mais de 32 mil candidatos faltaram às provas de Linguagens, Ciências Humanas e a redação, em todo o estado.

Como será a prova no segundo dia?

Neste segundo dia, os estudantes terão que responder a 90 questões objetivas, sendo 45 delas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e outras 45 de Matemática e suas Tecnologias.

O tempo disponibilizado no total é de 5h. Após o início do Enem, é necessário permanecer em sala por pelo menos 2h, mesmo quem já tenha terminado as questões e preenchido o gabarito.

Só após esse tempo é que será permitido sair. Para o candidato que queira levar para casa o caderno de questões, é necessário ficar em sala até o momento em que faltar meia hora para o término do exame.

Que horas começa a prova?

Como o horário de verão tem início neste domingo no país, o horário de Brasília será adiantado em uma hora. Ou seja, no Centro-Oeste, no Sul e no Sudeste o Enem terá início às 13h30 em ponto.

Já na Paraíba, que não tem horário de verão, as provas começarão pontualmente às 12h30. Sendo assim, os portões de cada local de prova serão abertos às 11h e fechados às 12h, horário em que todos os candidatos devem se encaminhar para suas respectivas salas. Como serão 5h de duração, o exame terminará às 17h30.

O que é obrigatório levar?

É obrigatório que o candidato leve um documento físico oficial com foto, como cardeira de identidade, Carteira Nacional de Habilitação ou passaporte, por exemplo. Além disso, para fazer a prova é necessária uma caneta de cor preta fabricada em material transparente. O cartão de confirmação de inscrição não é obrigatório, mas recomenda-se levar para que o estudante não fique em dúvidas quanto a sala em que irá prestar o exame.

O que pode ou não levar?

Quem for fazer o Enem está liberado para levar lanches para a sala, assim como garrafas de água transparentes e sem rótulo. O candidato também pode levar seu celular pessoal, porém, terá que desligá-lo e guardá-lo em um envelope lacrado oferecido pela organização.

Caso o estudante esteja portanto quaisquer itens não permitidos, como borracha; caneta de material não transparente; corretivo; dispositivos eletrônicos (calculadoras, celulares, smartphones, tablets, ipods, gravadores, pen drive e relógios, por exemplo); também será obrigado a guardá-los nos envelopes disponibilizados.

Leia também:

Saiba o que levar e não levar para o Enem neste domingo (11)

Semob-JP reforça linhas de ônibus para segundo dia de provas do Enem