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Confira os itens que devem ser verificados a cada manutenção do seu veículo

A concessionária é o local mais indicado para realizar as manutenções periódicas.

Por Redação Publicado em
Revisao parte1

Quem recentemente trocou de carro e aderiu ao um veículo 0 km deve ficar atento ao período das revisões.

Veículos novos necessitam de manutenções nos 10, 20 e 30 mil quilômetros rodados. Uma dificuldade encontrada pelos motoristas é lembrar de realizar o serviço, por conta da correria e obrigações cotidianas.

Todo fabricante de veículo estabelece os prazos específicos para manutenções periódicas, seja por quilometragem ou tempo. Geralmente, as revisões dos veículos de passeio são realizados a cada 10.000 km ou 1 ano. Existem clientes que rodam muito e sempre fazer pela quilometragem, e existem clientes que rodam menos e realizam as manutenções pelo tempo.

As manutenção periódicas (revisões) são importantes para um correto funcionamento do veículo estando ele ou não na garantia. "Hoje geralmente os veículo tem um prazo de garantia 3 anos, durante esse período para fazer jus a garantia o veículo deve fazer as manutenções nos prazos e quilometragens previsto pelo fabricante", explica o gerente de pós-venda da J Carneiro/Renault, Alisson Araújo.

O gerente da J Carneiro/Renault ainda esclarece: "A concessionária é o local mais indicado para realizar as manutenções periódicas, pois dispõe de profissionais treinados diretamente nas montadoras, manuais técnicos, ferramentas e equipamentos específicos, assim é possível fornecer um serviço de qualidade e segurança".

O Portal T5 e a J Carneiro/Renault destaca os itens que devem revisados para segurança do seu veículo. Confira:

Filtro de ar, de combustível e de óleo

O de ar deve ser verificado a cada 10 mil km rodados ou 1 ano e trocados a cada 20.000 km ou 2 anos. Já os filtros de combustível e de óleo são trocados a cada 10 mil km.

Alinhamento e Balanceamento

O alinhamento deve ser feito também a cada 10 mil km rodados ou se acontecer algum incidente (buracos, etc.) com o carro. Serve para ajustar os ângulos das rodas em relação às outras e ao próprio carro, evita desgaste prematuro e trás mais conforto ao dirigir.

Rodízio de pneus

Também se enquadra no período dos itens anteriores e serve para inverter as posições dos pneus, o que faz com que eles se desgastem da mesma forma e durem mais.

Sistema de freios

Esse sistema composto por pastilhas, tambores, discos e fluídos deve ser checado sempre que apresentar um desgaste natural das peças, pela frequência de uso do carro, e a cada 10 mil km rodados.

Regulagem dos faróis e sistema de iluminação

Algumas revisões de 10 mil km avaliam estes itens – depende do modelo do carro – e às vezes não há a necessidade de troca. A regulagem dos faróis é importante para a visibilidade e segurança de todos os condutores.


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