TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Dados da ANS

Número de usuários de planos de saúde diminui; PB tem percentual menor de queda

No Brasil, mais de 47 milhões de pessoas possuem planos de saúde, de acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Por Redação Publicado em
HOSPITAL ENFERMARIA
Foto: Reprodução / Internet

No Brasil, mais de 47 milhões de pessoas possuem planos de saúde, de acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Os dados são do mês de novembro deste ano e foram disponibilizados na Sala de Situação, ferramenta que é atualizada mensalmente no portal da agência.

Leia mais: Paraíba gerou mais de 1,2 mil vagas de trabalho em novembro

Na Paraíba, o levantamento apontou que pouco mais de 420 mil cidadãos possuem planos de assistência médica e 295 mil com planos exclusivamente odontológicos. Entre os usuários do serviço está Edízio Cruz, de 53 anos. O advogado e sua família são beneficiários. Em entrevista ao Portal T5, Edízio revelou que o motivo que o levou a contratar o serviço de assistência foi a precaução e garantia, mas avaliou que o seu plano, especificamente, diminuiu a qualidade.

“Nós temos o SUS que é o plano oficial e sai ‘mais caro’. Tudo o que a gente compra é retirado uma parte para o serviço que não é de qualidade. Por isso, tive que procurar um plano de saúde privado”, disse. Para o advogado, a escolha se deu exclusivamente por precaução. “Pagamos caro e utilizamos pouco. A gente contratou sobretudo como uma garantia. Mas, vejo que o plano de saúde despencou na qualidade. Acho que eles pensam em ter cada vez mais clientes e a rede de atendimento está diminuindo”, relatou.

O usuário ainda lembrou que o diferencial refere-se às condições de atendimento, e, por isso permanece com o serviço. “Às vezes, se duvidar, tem mais gente de que em um hospital público. O que muda lá é a certeza do atendimento. Apesar da demora, a gente sabe que em uma hora seremos atendidos”, completou.

Seu Edízio informou que, apesar de ser caro, o plano de saúde é essencial. “Quando utilizamos é para algum agendamento ou procedimento de rotina. Chego a gastar na faixa de uns R$ 2.500por mês. Mas, sinto que não posso deixar o plano, isso torna o usuário refém”, completou.

Paraíba tem percentual de queda menor de que em outros estados

O estudo apontou que durante o mês de novembro, o número total de beneficiários dos planos médico-hospitalares no Brasil foi de 47.281.046, uma queda de 80.081 em comparação com o mês de outubro. Na Paraíba, o percentual de queda é menor que em outros estados. Em novembro de 2016, eram 420.911 pessoas utilizando o plano. Neste ano, o número caiu para 420.196.

Por outro lado, no caso dos planos exclusivamente odontológicos houve um aumento de 135.076 usuários em relação ao mês anterior. Atualmente 23.112.608 utilizam o serviço no país. A Paraíba acompanhou o aumento geral pulando de 263.181 para 295.2017 (comparação entre os meses de nov/2016 e nov/2017).

No estado, os números também revelam crescimento

De acordo com o Departamento de Marketing da Unimed João Pessoa, considerada a maior no estado, atualmente são atendidos quase 150 mil clientes. Os dados são do terceiro trimestre deste ano. Em comparação ao mesmo período de 2016, houve um crescimento de 4% no número de beneficiários. Segundo a assessoria, o desempenho é resultado de uma estratégia de vendas adotadas.



Relacionadas