TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
litoral

João Pessoa tem apenas duas praias em boas condições, diz relatório

A análise foi realizada com base nas normas do Conselho Nacional do Meio Ambiente, órgão ligado ao Ministério do Meio Ambiente.

Por Redação T5 Publicado em
Praia de Manaíra, em João Pessoa
Praia de Manaíra, em João Pessoa (Imagem: Reprodução / Portal T5)
A praia de Manaíra é uma das que devem ser evitadas neste fim de semana A praia de Manaíra é uma das que devem ser evitadas neste fim de semana

Um levantamento sobre a qualidade das águas do litoral brasileiro, de janeiro a outubro deste ano, mostra que 335 praias foram consideradas ruins ou péssimas, sendo 234 delas (cerca de 70%) em cidades grandes ou médias.

Em João Pessoa, entre as prais analisadas, foram consideradas péssimas, a Penha, Bessa e Manaíra. Com qualidade ruim, Cabo Branco, Penha, Jacarapé, Arraial e Seixas. Classificadas como regulares, ficaram as praias do Bessa, Tambaú e o trecho entre Tambaú e Cabo Branco. Entre as praias boas apenas Gramame e Camurupim entraram na lista. Algumas praias podem aparecer em mais de uma qualificação dependendo do trecho analisado.

De acordo com o estudo, são consideradas péssimas aquelas que estiveram impróprias em mais de 50% das medições do período. São ruins as que estiveram impróprias entre 25% e 50% das vezes, e regulares, as impróprias em até 25% das coletas. As boas são aquelas que não estiveram impróprias em nenhuma das medições.

A análise foi realizada com base nas normas do Conselho Nacional do Meio Ambiente, órgão ligado ao Ministério do Meio Ambiente, e métodos usados pela Cetesb.

A concentração de praias sujas em áreas urbanas resulta de fatores como deficiências na coleta e tratamento de esgoto e a poluição dos rios.

Nesta semana, a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) divulgou, que na capital, os banhistas devem evitar o banho na praia de Manaíra, no trecho que fica 100 metros à direita e 100 metros à esquerda da galeria pluvial no fim da avenida Ruy Carneiro. Na praia do Cabo Branco, recomenda-se evitar o trecho que fica na rotatória da Avenida Cabo Branco (100 metros à direita e 100 metros à esquerda). Na praia do Seixas, o órgão recomenda que evitem o banho em frente a galeria de água pluvial do farol do Cabo Branco (100 metros à direita e 100 metros à esquerda).

O levantamento foi realizado pela Folha de S. Paulo - Uol



Relacionadas