TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º

Romaria da Penha deve reunir 500 mil pessoas em João Pessoa

A chegada no Santuário da Penha deve acontecer por volta das 4h do domingo.

Por Redação Publicado em
Romaria da Penha 2023 será lançada no domingo
Romaria da Penha 2023 será lançada no domingo (Foto: PMJP)

A 254ª edição da Romaria da Penha deve reunir cerca de 500 mil fieis entre este sábado (25) e o domingo (26). O percurso é de 14 quilômetros e começa por volta das 22h da Igreja de Lourdes, na Avenida João Machado, seguindo pela Avenida Dom Pedro II, Via Expressa Padre Zé (UFPB), principal dos Bancários (João Rodrigues Alves, Sérgio Guerra e Walfredo Brandão e Avenida Hilton Souto Maior, a partir da entrada de Mangabeira até a Penha. A previsão de chegada da procissão é às 4h, na Praça Oswaldo Pessoa.

Segurança - Ao todo, a PM vai disponibilizar 610 militares a pé, em viaturas e a cavalo. Serão empregadas 55 viaturas e 18 motocicletas. Cães do Canil da PM participam da operação. Conforme a PM, o percurso será monitorado por drones e câmeras. Ao longo dos 14 km terão 18 Pontos de Observação Policial (Pops) e 3 plataformas.

Monitoramento – A Semob-JP vai contar com o auxílio das câmeras instaladas em alguns trechos do trajeto para monitorar o percurso da romaria. As câmeras, monitoradas pelo Centro Operacional de Trânsito e Transporte (COTT) do órgão, estão instaladas nos seguintes pontos: João Machado com Américo Falcão, Maximiano Figueiredo com Pedro II, Rui Barbosa com Pedro II, Avenida Pedro II (Ibama), Via Expressa Padre Zé (UFPB), Empresário João Rodrigues Alves com José Alexandre, Bancário Sérgio Guerra, Trevo das Mangabeiras e PB 008, totalizando 9 câmeras.

 Táxi – Para garantir o retorno dos fiéis que pretendem utilizar o serviço de táxi após o encerramento da romaria, haverá um ponto de embarque de passageiros na PB-008, ao lado do estacionamento dos ônibus.

 Ônibus – A Semob-JP também montou um plano especial para atender os usuários do transporte coletivo durante a Romaria da Penha. Serão colocados 80 ônibus extras da empresa Transnacional e 20 da Marcos da Silva, que circularão por toda a região de Mangabeira, Beira Rio e pela Avenida Epitácio Pessoa até o Terminal de Integração do Varadouro (TIV), partindo da Penha. Os ônibus ficarão estacionados na PB-008, próximos do posto de combustíveis “Federal”. As linhas do Tetéu estarão operando normalmente durante toda a madrugada do domingo.



Relacionadas