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57 milhões de usuários do Uber têm dados violados; paraibano é vítima

Cliente do aplicativo na Paraíba teve prejuízo de mais de R$ 600.

Por Redação Publicado em
Uber 20

Aproximadamente 57 milhões de pessoas, entre usuários e motoristas do Uber, tiveram seus dados expostos em um ciberataque. A informação é do site Bloomberg, que ainda diz que a companhia pagou US$ 100 mil (cerca de R$ 330 mil) para que os hackers que executaram a ação se mantivessem silenciosos sobre os atos.

De acordo com a publicação, o roubo de dados foi ocultado pela companhia por mais de um ano. Nesta semana, a empresa demitiu Joe Sullivan, chefe de segurança, e um de seus assessores pelos respectivos papéis em deixar a ação hacker por baixo dos panos.

O ataque hacker ocorreu em outubro de 2016 e os dados vazados incluíam nomes, endereços de e-mail e números de telefone de 50 milhões de usuários do Uber. O número fica ainda maior se forem considerados mais sete milhões de motoristas que tiveram os dados expostos.

Fatura do cartão de crédito da vítima com viagens realizadas em outro estado. Fatura do cartão de crédito da vítima com viagens realizadas em outro estado.

A empresa afirma acreditar que os dados nunca foram usados pelos criminosos, no entanto, esta não é a história que conta o comerciante paraibano, José da Silva. No mês de outubro, o usuário do aplicativo notou na fatura do cartão de crédito viagens realizadas na cidade de São Paulo, ao todo, o prejuízo foi de mais de R$ 600. “Tive que entrar em contato com a financeira do cartão, que identificou a violação e suspendeu minha conta. Mudei as senhas e hoje não confio mais em pedir o aplicativo na função de crédito.”, revelou.

Em contato com o Uber, José sentiu dificuldades em esclarecer o ocorrido. “Primeiramente a empresa afirmou que havia realizado as viagens, depois tive que esclarecer, que além de morar em João Pessoa e as viagens terem acontecido em São Paulo, o valor das corridas era extremamente alto, algumas chegaram a ultrapassar os R$ 200. Após isso, o Uber bloqueou minha conta para análise.”

A companhia planeja enviar um comunicado aos consumidores informando que não vê "evidência de fraudes ou desvios de uso ligados ao incidente".

De acordo com o Uber, não foram roubados outros dados além dos mencionados acima, como informações de viagens e dados de pagamentos. A empresa também se nega divulgar a identidade dos responsáveis pelo ataque.

Com Uol.


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