57 milhões de usuários do Uber têm dados violados; paraibano é vítima
Cliente do aplicativo na Paraíba teve prejuízo de mais de R$ 600.
Aproximadamente 57 milhões de pessoas, entre usuários e motoristas do Uber, tiveram seus dados expostos em um ciberataque. A informação é do site Bloomberg, que ainda diz que a companhia pagou US$ 100 mil (cerca de R$ 330 mil) para que os hackers que executaram a ação se mantivessem silenciosos sobre os atos.
De acordo com a publicação, o roubo de dados foi ocultado pela companhia por mais de um ano. Nesta semana, a empresa demitiu Joe Sullivan, chefe de segurança, e um de seus assessores pelos respectivos papéis em deixar a ação hacker por baixo dos panos.
O ataque hacker ocorreu em outubro de 2016 e os dados vazados incluíam nomes, endereços de e-mail e números de telefone de 50 milhões de usuários do Uber. O número fica ainda maior se forem considerados mais sete milhões de motoristas que tiveram os dados expostos.
Fatura do cartão de crédito da vítima com viagens realizadas em outro estado.
A empresa afirma acreditar que os dados nunca foram usados pelos criminosos, no entanto, esta não é a história que conta o comerciante paraibano, José da Silva. No mês de outubro, o usuário do aplicativo notou na fatura do cartão de crédito viagens realizadas na cidade de São Paulo, ao todo, o prejuízo foi de mais de R$ 600. “Tive que entrar em contato com a financeira do cartão, que identificou a violação e suspendeu minha conta. Mudei as senhas e hoje não confio mais em pedir o aplicativo na função de crédito.”, revelou.
Em contato com o Uber, José sentiu dificuldades em esclarecer o ocorrido. “Primeiramente a empresa afirmou que havia realizado as viagens, depois tive que esclarecer, que além de morar em João Pessoa e as viagens terem acontecido em São Paulo, o valor das corridas era extremamente alto, algumas chegaram a ultrapassar os R$ 200. Após isso, o Uber bloqueou minha conta para análise.”
A companhia planeja enviar um comunicado aos consumidores informando que não vê "evidência de fraudes ou desvios de uso ligados ao incidente".
De acordo com o Uber, não foram roubados outros dados além dos mencionados acima, como informações de viagens e dados de pagamentos. A empresa também se nega divulgar a identidade dos responsáveis pelo ataque.
Com Uol.



