TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
na Paraíba

Grupo indígena cobra melhorias para educação nas tribos

Em reunião com representantes do MPF e da Secretaria de Educação da Paraíba, indígenas cobraram a implantação de um sistema para contratação de pessoal de apoio para as escolas.

Por Redação Publicado em
Indigenas cobram melhores condicoes de ensino na Paraiba Foto Governo Federal
Indígenas cobram melhores condições de ensino, na Paraíba - Foto: Governo Federal Indígenas cobram melhores condições de ensino, na Paraíba - Foto: Governo Federal

Índios cobraram ao Ministério Público Federal (MPF) e ao Governo do Estado a melhoria nas condições de educação indígena, na Paraíba. A reunião com os órgãos aconteceu na manhã desta segunda-feira (06), na sede do MPF.

Foram cobrados aos representantes do MPF e da Secretaria de Educação da Paraíba a implantação de um sistema para contratação de pessoal de apoio para as escolas.

O procurador federal, José Godoy, revelou como está procedendo o acordo e que faltou diálogo entre o Governo do Estado e os grupos indígenas: “ O Governo foi precipitado, mas está agindo com sensibilidade tentando resolver a questão. O grupo indígena mostra as demandas de maneira madura e tem sido um debate respeitoso, de ambas as partes.", disse.

Segundo Godoy, ficou estabelecido na reunião a formação de uma comissão para a criação de uma lei que regulamente a educação indígena no estado. "Em quinze dias esperamos uma proposta do Governo para saber como será a contratação dos profissionais, iremos analisar e, se aprovada, enviarmos para a Assembleia Legislativa.", completou o procurador.

Condições foram estabelecidas pelos índios, caso haja a implantação deste modelo de contratação proposto, são elas: não haver demissões no quadro atual; os novos contratados sejam os próprios moradores das aldeias indígenas e que nenhuma interferência seja feita nas escolas, mantendo assim, a autonomia indígena.

As informações foram veiculadas na Rádio Jovem Pan João Pessoa 102.5



Relacionadas