TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Levantamento

Celular é apontado como a terceira causa de mortes no trânsito

O que pouca gente percebe é que essa prática significa risco de vida.

Por Redação Publicado em
TRANSITO
Foto: Reprodução / NBN Brasil

Olhar para baixo, desviar a atenção, dar cliques e toques na tela. Um hábito que pode ser considerado comum entre os condutores de automóveis é uma das principais causas de acidentes no trânsito. Dirigir e falar ao celular está entre as dez infrações de trânsito mais cometidas entre os motoristas, segundo dados de um levantamento realizado pela Secretaria de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob). Só o mês de julho, o estudo registrou mais de 300 flagras de condutores utilizando celular, em média são mais de 10 registros por dia.

O problema não está restrito a Paraíba, entre janeiro e julho de 2017, a cidade de São Paulo contabilizou que os acidentes de trânsito deixaram 6.118 pessoas feridas, segundo dados da Secretaria de Saúde. Com o advento das novas redes sociais, enviar áudios e mensagens é hábito constante, o que pouca gente percebe é que essa prática significa risco de vida.

Outro ponto importante são as multas. Dirigir e ter o celular em mãos é considerada infração gravíssima. Para Gilmara Branquinho, Chefe da Divisão de Educação no Trânsito da Semob, as multas são consideradas gravíssimas pelo fato de que acidentes de trânsito colocam em risco condutor, passageiros e pedestres. “A multa passou a ser gravíssima pelo fato de que os acidentes são prejudiciais para todos. Ao conduzir um veículo, ou mesmo um pedestre que esteja utilizando um celular ele também está desatento ao que está acontecendo ao ser redor, o celular traz uma desatenção tremenda”, alertou.

Segundo Gilmara, os condutores que utilizam o celular aumentam em 8x a possibilidade de causar acidentes. Estudos apontam que apenas 5 segundos em uma velocidade média de 70 km por hora significa que o condutor percorreu 83 metros sem ver o que está acontecendo. Em João Pessoa, além de agentes nas ruas, a Semob conta com um Centro Operacional de Trânsito e Transportes o objetivo é garantir o monitoramento das vias dando a possibilidade de analisar o comportamento de condutores paraibanos.


Relacionadas