TH+ SBT TAMBAÚ
Novabrasil FM
º
colômbia

Mulher casa com amigas após morte de namorado: "Não seria quem sou"

A cerimônia, que durou três dias, aconteceu em Cartagena, na Colômbia, e reuniu mulheres que a aniversariante considera sua “família escolhida”

Por Carlos Rocha Publicado em
Naom 6926089fcb3c8
Mulher casa com 70 amigas após morte de namorado: "Não seria quem sou"

Em uma celebração inédita e carregada de significado, a colombiana Kaky Daniel decidiu marcar seu aniversário de 40 anos com um gesto simbólico de gratidão: realizou um casamento coletivo com 70 amigas que a apoiaram após a morte inesperada do namorado em 2022. A cerimônia, que durou três dias, aconteceu em Cartagena, na Colômbia, e reuniu mulheres que a aniversariante considera sua “família escolhida”.

O namorado de Kaky, Giovanni Paolo Ronghi, morreu de forma repentina no México, um dia antes do aniversário dela, em 16 de novembro de 2022. Profundamente abalada, a aniversariante afirmou que encontrou força e acolhimento nas amigas, responsáveis por ajudá-la a atravessar o período de luto.

Esse casamento foi a minha forma de homenagear as pessoas que me ajudaram a voltar a viver”, disse Kaky à revista People. Ela destacou que, ao longo da vida, seus maiores amores, protetores e fontes de força sempre foram os amigos. “Percebi que, em vez de esperar por um casamento romântico para demonstrar gratidão, eu queria celebrar as pessoas que caminham comigo há décadas.”

A celebração contou com produção detalhada: foram investidos 250 mil dólares, cerca de 1,32 milhão de reais, em uma festa que ocupou três dias inteiros. O local escolhido não foi por acaso: Cartagena também foi o cenário do casamento dos pais de Kaky, há 60 anos.

Durante a cerimônia, a aniversariante vestiu um vestido bordado com miçangas e um véu personalizado com os nomes das amigas. As convidadas também usaram vestidos brancos e receberam pulseiras de noivado. Em vez de entrar por um corredor, Kaky se posicionou em frente ao grupo e fez um discurso defendendo a liberdade das mulheres em relação às pressões sociais sobre casamento e relacionamentos.

Entre os votos simbólicos trocados, estavam compromissos de lealdade, proteção, incentivo, apoio emocional, honestidade e a promessa de manter uma amizade para a vida toda. “Queria celebrar o amor em todas as formas, não só o romântico”, afirmou.

Kaky ressaltou ainda que desejava questionar a ideia de que o ápice da vida de uma mulher deve estar ligado a um homem ou a um casamento tradicional. “Comunidade é verdadeira riqueza, e a amizade também merece ser celebrada”, concluiu.



Relacionadas

Mais Lidas