TH+ SBT TAMBAÚ
Novabrasil FM
º
caminhada

Saiba o número ideal de passos por dia para diminuir o risco de morte

A pesquisa, publicada na revista científica Journal of the American College of Cardiology

Por Carlos Rocha Publicado em
CAMINHADA
Saiba o número ideal de passos por dia para diminuir o risco de morte

Um estudo da Universidade de Granada, na Espanha, revelou que caminhar cerca de 8 mil passos por dia já é suficiente para reduzir significativamente o risco de morte por qualquer causa. A pesquisa, publicada na revista científica Journal of the American College of Cardiology, analisou 12 estudos internacionais envolvendo mais de 110 mil participantes, e concluiu que não é preciso atingir os tradicionais 10 mil passos diários para alcançar benefícios expressivos à saúde.

A descoberta derruba o mito dos 10 mil passos, popularizado na década de 1960, quando a empresa japonesa Yamasa Clocki lançou o primeiro pedômetro, o “Manpo-kei”, durante os Jogos Olímpicos de Tóquio. A recomendação, segundo os pesquisadores, não tinha base científica, mas acabou se tornando um referencial global de bem-estar físico.

De acordo com o levantamento espanhol, pessoas que caminham ao menos 8 mil passos por dia têm 33% menos risco de morrer em comparação às que caminham menos de 4 mil. Os benefícios foram observados em diferentes faixas etárias, gêneros e níveis de condicionamento físico.

Os cientistas também ressaltam que o ritmo da caminhada influencia diretamente nos resultados. Caminhar em um ritmo mais acelerado potencializa os efeitos positivos sobre a saúde cardiovascular e a longevidade.

Considerando que o comprimento médio de um passo é de 76 centímetros para homens e 67 centímetros para mulheres, a meta de 8 mil passos equivale a aproximadamente 6,4 quilômetros por dia — uma distância que pode ser percorrida em cerca de uma hora de caminhada moderada.

Os autores concluem que metas mais realistas e acessíveis, como os 8 mil passos diários, podem incentivar a adesão de mais pessoas à prática regular de atividade física, contribuindo para uma melhor qualidade de vida e prevenção de doenças crônicas.



Relacionadas

Mais Lidas