Cristian Cravinhos rebate série "Tremembé"; conheça o ator paraibano que o interpreta
“Bora, galera. Muita mentira”, escreveu o ex-presidiário em seu perfil, após assistir à produção que retrata bastidores do chamado “presídio dos famosos”
O condenado pelo assassinato dos pais de Suzane von Richthofen, Cristian Cravinhos, de 49 anos, usou as redes sociais para criticar a recém-lançada série “Tremembé”, do Prime Video, que estreou nesta sexta-feira (31). “Bora, galera. Muita mentira”, escreveu o ex-presidiário em seu perfil, após assistir à produção que retrata bastidores do chamado “presídio dos famosos”, localizado no interior de São Paulo.
A série, que mistura ficção e fatos reais, aborda as histórias de criminosos de grande repercussão e suas relações dentro do ambiente carcerário. No caso de Cravinhos, interpretado pelo ator paraibano Kelner Macêdo, a trama destaca a relação afetuosa com o irmão Daniel Cravinhos — ambos condenados pelo assassinato de Manfred e Marísia von Richthofen — e uma suposta relação amorosa com outro detento.
Nas redes sociais, Cristian se apresenta como apaixonado por motos e surf e usa o símbolo da fênix, ave mitológica que renasce das cinzas, para representar sua nova fase. Em março deste ano, ele foi autorizado pela Justiça a cumprir o restante da pena em regime aberto, após ser condenado em 2006 a 38 anos de prisão.
Ator paraibano vive Cristian Cravinhos na série
O ator paraibano Kelner Macêdo, que interpreta Cristian Cravinhos, conversou com exclusividade com o Jornal da Paraíba sobre o desafio de dar vida a um personagem real e polêmico. A série “Tremembé” apresenta nomes como Marina Ruy Barbosa e Felipe Simas no elenco e busca mostrar o “microcosmo” das relações e conflitos dentro da penitenciária.
“É sobre esse microcosmo que se cria dentro da penitenciária, em que esses condenados convivem entre si, criam relações, disputas de poder, pactos. Geralmente, nas produções de true crime, a gente vê as motivações e o passado dos criminosos, mas aqui mostramos o que acontece depois, quando eles estão cumprindo a pena”, explicou Kelner.
Preparação intensa e imersão no personagem
Para viver o papel, o ator raspou a cabeça e a barba, fez tatuagens temporárias e passou por treinamento físico intenso. Ele também contou com acompanhamento fonoaudiológico para se aproximar do sotaque paulista do personagem.
Kelner revelou que mergulhou na relação entre os irmãos Cravinhos para entender a psicologia de Cristian. “O pacto entre eles foi o que me deu quem era a pessoa do Cristian. Precisei abrir mão dos julgamentos para conseguir dar complexidade ao personagem”, contou.
O ator afirmou ainda que acompanhou de perto as notícias sobre Cristian, inclusive as idas e vindas do regime prisional e os conflitos familiares, para compreender melhor o homem por trás do crime.
Kelner acredita que o sucesso do gênero true crime está ligado à curiosidade humana sobre as zonas obscuras da mente. “Quando a gente assiste esse tipo de conteúdo, entra em contato com emoções densas, mas de forma segura. É um jeito de entender as complexidades do ser humano”, disse.
O ator também celebrou o protagonismo nordestino em uma das principais apostas do Prime Video em 2025. “Existiam muitas barreiras no mercado para atores nordestinos, mas acredito que o caminho é ocupar esses espaços. É uma abertura de portas e um aviso ao mercado de que podemos interpretar qualquer personagem”, afirmou.
A série “Tremembé” já está disponível no Prime Video, e promete gerar debates sobre culpa, convivência e reabilitação dentro do sistema prisional brasileiro — temas que, mesmo duas décadas após o crime Richthofen, continuam despertando a atenção do público.



