Companhia brasiliense leva dramaturgia contemporânea e premiada para João Pessoa
A iniciativa é realizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal e tem entrada gratuita
A Companhia de Teatro Novos Candangos, de Brasília, chega a João Pessoa com a Mostra de Teatro Novos Candangos, apresentando três espetáculos autorais entre os dias 25 e 28 de setembro no Teatro Ednaldo do Egypto. A iniciativa é realizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal e tem entrada gratuita.
A turnê nacional do grupo também passará por Belo Horizonte (MG) e Curitiba (PR), entre setembro e outubro de 2025, levando o repertório autoral da companhia a diferentes públicos.
As apresentações incluem:
- “Selva”: drama em nove cenas que explora relações humanas, conflitos entre casais, familiares e amantes, e pequenas demonstrações de afeto em meio ao cotidiano. Serão apresentadas nos dias 25 e 26 de setembro, às 20h.
- “Minha Grande Pequena”: monólogo inspirado em contos de Hilda Hilst, Clarice Lispector e Ignácio de Loyola Brandão, que aborda solidão, desejos reprimidos e dilemas éticos com humor e drama. Será apresentado nos dias 26 e 27 de setembro, às 16h, e recebeu prêmios de Melhor Direção, Atriz, Trilha Sonora e Caracterização Cênica no Festival de Teatro de Mariana 2024, além do 1º lugar – Espetáculo Solo no Prêmio Web de Teatro do DF 2025.
- “Novelão”: comédia que mistura humor, drama e mistério, ambientada na fictícia cidade de Água Seca, e homenageia as novelas brasileiras. Serão duas sessões no dia 28 de setembro, às 16h e às 19h.
Todas as apresentações terão interpretação em Libras, e sessões específicas contarão com audiodescrição. O evento não é recomendado para menores de 14 anos.
O diretor Diego de León destaca a importância da circulação nacional: “Essa turnê é especial porque permite que nosso trabalho chegue a outros públicos e fortalece a companhia fora do DF. É enriquecedor trocar experiências com diferentes cidades e formas de pensar”, afirmou.
Fundada em 2012, a Companhia Novos Candangos é reconhecida por criar obras autorais com linguagem pop e contemporânea e revisitar clássicos. Ao longo de mais de uma década, produziu 11 espetáculos e 3 curtas-metragens, incluindo projetos educativos e sociais. Entre os trabalhos recentes estão “Selva”, “Novelão” e “Minha Grande Pequena”.
Mais informações e detalhes sobre a mostra podem ser conferidos no Instagram da companhia: @cianovoscandangos.



