Domingo termina com eclipse total da Lua, fenômeno mais longo de 2025
Conhecido popularmente como Lua de Sangue, o fenômeno terá duração de 1 hora e 22 minutos e será visível em partes da Austrália, Europa, Ásia, África e Antártica
O fim de semana termina com um eclipse lunar total, o mais longo de 2025, previsto para acontecer neste domingo (7). Conhecido popularmente como Lua de Sangue, o fenômeno terá duração de 1 hora e 22 minutos e será visível em partes da Austrália, Europa, Ásia, África e Antártica.
Apesar da expectativa, o eclipse lunar não será visível do Brasil, nem de forma parcial. Para que os brasileiros possam acompanhar, o Observatório Nacional fará transmissão ao vivo do evento a partir das 12h (horário de Brasília) em seu canal no YouTube.
Especialistas recomendam que, para uma melhor observação, se tenha uma visão desimpedida do céu e, se possível, o uso de uma câmara fotográfica, que permite captar mais luz do que o olho humano.
O fenômeno ocorre quando a Terra se posiciona entre o Sol e a Lua, fazendo com que nosso satélite natural adquira uma tonalidade avermelhada, característica que dá origem ao apelido de Lua de Sangue.
Para quem deseja acompanhar o eclipse em regiões onde será visível, é recomendado consultar o site Starwalk, que informa os melhores horários e locais para observar o fenômeno.



