TH+ SBT TAMBAÚ
Novabrasil FM
º
invasão

Hacker faz ataque global e Google alerta usuários para risco de segurança

A empresa também reforçou a importância da autenticação em dois fatores e da atenção a atividades suspeitas nas contas

Por Carlos Rocha Publicado em
Hacker faz ataque global e Google alerta usuarios para risco de seguranca
Hacker faz ataque global e Google alerta usuários para risco de segurança

O Google emitiu um alerta nesta semana para os 2,5 bilhões de usuários do Gmail, orientando que alterem imediatamente suas senhas após confirmação de que hackers conseguiram realizar intrusões bem-sucedidas em seu sistema. A empresa também reforçou a importância da autenticação em dois fatores e da atenção a atividades suspeitas nas contas.

Detalhes da invasão

A violação está ligada a um banco de dados corporativo da Salesforce, plataforma utilizada pelo Google. Em junho de 2025, a empresa já havia informado que criminosos vinham se passando por funcionários de suporte de TI em ataques de engenharia social, prática considerada eficaz para enganar colaboradores.

Nos incidentes recentes, os hackers utilizaram e-mails de phishing, direcionando usuários a páginas falsas de login ou solicitando códigos de autenticação. Segundo a investigação do Google, houve acesso principalmente a informações públicas, e não a senhas diretamente.

O grupo hacker ShinyHunters, responsável pelo ataque, já está associado a vazamentos de dados em escala global. Autoridades da empresa alertam que os criminosos podem tentar aumentar as tentativas de extorsão digital, incluindo publicações de dados em sites de vazamento.

Comportamento de usuários e vulnerabilidades

Embora muitas pessoas usem senhas fortes, apenas cerca de um terço dos usuários atualiza regularmente suas credenciais. Senhas reutilizadas ou fracas aumentam o risco de comprometimento, mesmo quando não há invasão direta. Em 8 de agosto, o Google notificou os usuários potencialmente afetados pela violação vinculada à Salesforce, reforçando a necessidade de mudança imediata de senha.

Recomendações do Google

A empresa orienta os usuários a:

  • Criar senhas fortes e exclusivas para cada serviço;
  • Atualizar senhas regularmente, mesmo sem suspeita de invasão;
  • Ativar autenticação em dois fatores via SMS ou aplicativos de segurança;
  • Evitar clicar em links suspeitos ou fornecer códigos de verificação a terceiros;
  • Monitorar atividades suspeitas e notificações de login na conta.

Além disso, o Google informou que passará a bloquear apps Android não verificados, especialmente os provenientes de lojas alternativas à Play Store, ampliando a proteção contra softwares maliciosos.



Relacionadas

Mais Lidas