TH+ SBT TAMBAÚ
Novabrasil FM
º
Quirguistão

Pico Pobeda: autoridades declaram morte de alpinista russa e encerram buscas

Natalia sofreu uma queda durante a descida e quebrou uma perna

Por Carlos Rocha Publicado em
Autoridades declaram morte de alpinista e cancelam buscas
Pico Pobeda: autoridades declaram morte de alpinista russa e encerram buscas (Foto: YouTube/Read News)

A alpinista russa Natalia Nagovitsyna, de 47 anos, foi declarada morta pelas autoridades do Quirguistão após permanecer isolada por duas semanas a mais de 7 mil metros de altitude no Pico Pobeda. As buscas foram oficialmente suspensas pelo governo local.

Queda e operação de resgate

Natalia sofreu uma queda durante a descida e quebrou uma perna. Seu companheiro montou uma tenda para que ela pudesse se abrigar enquanto buscava ajuda, mas os dois não se reencontraram.

Desde o incidente, equipes de resgate realizaram diversas tentativas para salvar a alpinista. Durante as operações, dois alpinistas chegaram até Natalia e forneceram suplementos e equipamento de aquecimento, mas um deles sofreu um acidente fatal ao retornar. Um helicóptero enviado para auxiliar a alpinista também caiu, sem vítimas fatais, mas quatro paramédicos ficaram feridos.

Vídeos captados por drones chegaram a mostrar Natalia acenando, indicando que ela ainda estava viva em algum momento da operação.

Encerramento das buscas

No dia 27 de agosto, um drone com câmeras térmicas não detectou sinais de calor na região, levando as autoridades a declarar que Natalia estava sem vida e a dar por concluídas as operações de resgate. Segundo relatos, a alpinista foi deixada na montanha devido às condições extremas.

O caso ganhou repercussão internacional também pelo fato de que o marido de Natalia morreu tentando escalar o mesmo pico em 2021.

Filho mantém esperança

Apesar da declaração das autoridades, o filho de Natalia, Mikhail Nagovitsin, de 27 anos, mantém a convicção de que a mãe ainda está viva. Ele solicitou ao governo russo que organize sua própria operação de resgate.

"A minha mãe é uma alpinista experiente e está em muito boa forma. Tenho certeza de que ela está viva e quero que as buscas sejam retomadas", declarou Mikhail. Segundo notícias do Express UK, ele fez um apelo para que sejam realizadas filmagens aéreas com drones para confirmar o estado de Natalia e, caso seja comprovada sua sobrevivência, que uma nova operação de resgate seja organizada.



Relacionadas

Mais Lidas