TH+ SBT TAMBAÚ
Novabrasil FM
º
eua

Legistas identificam mais três vítimas do 11 de Setembro quase 24 anos após atentado

O avanço foi possível graças a novas técnicas de análise de DNA e ao trabalho contínuo de cruzamento de informações com familiares das vítimas, segundo veículos da imprensa dos Estados Unidos

Por Carlos Rocha Publicado em
Legistas identificam mais tres vitimas do 11 de Setembro quase 24 anos apos atentado
Legistas identificam mais três vítimas do 11 de Setembro quase 24 anos após atentado

Autoridades norte-americanas anunciaram, nesta quinta-feira (7), a identificação de mais três vítimas dos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001, quase 24 anos após a tragédia. O avanço foi possível graças a novas técnicas de análise de DNA e ao trabalho contínuo de cruzamento de informações com familiares das vítimas, segundo veículos da imprensa dos Estados Unidos.

Entre os identificados está Barbara Keating, de 72 anos, que viajava para a Califórnia após visitar parentes quando o avião em que estava foi sequestrado e lançado contra uma das Torres Gêmeas do World Trade Center. A confirmação encerra uma longa espera para sua família. Seu filho, Paul Keating, relatou à emissora NPR que as autoridades o haviam contatado meses antes sobre um possível avanço nas análises, elogiando o empenho das equipes responsáveis.

Outra vítima identificada é Ryan Fitzgerald, de 26 anos, operador financeiro que trabalhava no World Trade Center no momento dos ataques. A terceira vítima é uma mulher cuja identidade foi preservada a pedido da família.

Os restos mortais utilizados para as análises foram coletados em 2001 e 2002. Com essas confirmações, 1.653 das 2.753 vítimas registradas em Nova York foram oficialmente identificadas — cerca de 60% do total.

Em 11 de setembro de 2001, os Estados Unidos sofreram o maior atentado terrorista de sua história, quando dois aviões atingiram as Torres Gêmeas, provocando a morte de quase 3 mil pessoas. A ação, planejada pela organização terrorista Al Qaeda, desencadeou a chamada guerra ao terror, levando à invasão do Afeganistão e, posteriormente, do Iraque — conflitos que resultaram em trilhões de dólares em custos, centenas de milhares de mortes e um legado de instabilidade geopolítica.



Relacionadas

Mais Lidas