Brasileira acusada de envenenar e matar os 5 filhos é presa em Portugal
De acordo com o jornal português Correio da Manhã, a prisão foi realizada por agentes da Unidade de Informação Criminal (UIC) da Polícia Judiciária
A brasileira Gisele Oliveira, de 40 anos, foi presa nesta terça-feira (5) em Coimbra, Portugal, sob a acusação de envenenar e matar os cinco filhos entre os anos de 2008 e 2023. Procurada pela Interpol, Gisele era alvo de um mandado internacional de captura e estava foragida do Brasil.
De acordo com o jornal português Correio da Manhã, a prisão foi realizada por agentes da Unidade de Informação Criminal (UIC) da Polícia Judiciária. Gisele estava em Portugal há cerca de dois meses e, segundo as autoridades, tentou resistir à prisão no momento da abordagem.
A acusada será apresentada à Justiça portuguesa nesta quarta-feira (6), em uma audiência preliminar. O caso ganhou ampla repercussão na imprensa portuguesa e foi destaque na capa do jornal Correio da Manhã na manhã desta quarta-feira.
As suspeitas contra Gisele surgiram a partir de uma denúncia feita pela própria mãe da acusada às autoridades brasileiras. O caso ocorreu no estado de Minas Gerais, onde Gisele residia com os filhos. Conforme as investigações conduzidas no Brasil, a mulher teria utilizado sedativos para envenenar as crianças, cujas mortes ocorreram em momentos distintos: duas em 2010, outras duas em 2019 e a última em 2023.
As vítimas apresentavam problemas de saúde progressivos, mas na época das mortes não foi detectado o uso de substâncias tóxicas, o que dificultou a identificação da causa real dos óbitos. A reabertura do caso e a posterior investigação forense teriam sido determinantes para o avanço das suspeitas.



