TH+ SBT TAMBAÚ
Novabrasil FM
º
quando voltou...

Senador Marcos do Val é levado para colocar tornozeleira eletrônica ao retornar dos EUA

Ministro Alexandre de Moraes determinou medida após descumprimento de ordens judiciais

Por Redação T5 Publicado em
Marcos do Val
Parlamentar teve passaporte apreendido (Foto: Agência Senado)

O senador Marcos do Val (Podemos-ES) foi conduzido pela Polícia Federal nesta segunda-feira (4) para a colocação de tornozeleira eletrônica, por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A medida foi executada logo após o parlamentar desembarcar no Aeroporto de Brasília, vindo da Flórida, nos Estados Unidos.

Além da tornozeleira, Moraes determinou a apreensão do passaporte diplomático utilizado por Do Val para sair do país, descumprindo decisão judicial anterior. O ministro afirmou que o senador havia sido proibido de deixar o território nacional e deveria ter entregado todos os passaportes, o que não ocorreu. O STF também impôs ao parlamentar restrição de circulação noturna, nos fins de semana, feriados e dias de folga, além da proibição do uso de redes sociais.

No fim de julho, Moraes já havia determinado o bloqueio de contas bancárias do senador. Do Val é investigado por suposta campanha de ataques virtuais contra delegados da Polícia Federal responsáveis por apurações envolvendo aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro. Ele também é suspeito de envolvimento em um plano para anular as eleições de 2022.

Segundo Moraes, a viagem de Do Val configura "afronta à determinação do Poder Judiciário", já que o senador havia solicitado permissão para sair do país e teve o pedido negado. Não está claro como ele conseguiu deixar o Brasil mesmo com ordem judicial de apreensão de passaportes em vigor.

Em nota, o senador declarou que “repudia a narrativa de que teria descumprido medidas cautelares” e afirmou que “em nenhum momento esteve proibido de se ausentar do país, tampouco houve risco de fuga”.



Relacionadas

Mais Lidas