TH+ SBT TAMBAÚ
Novabrasil FM
º
federação inglesa

Lucas Paquetá é inocentado de acusação de manipulação de jogos

A decisão foi tomada por uma comissão reguladora independente ligada à FA (Football Association), entidade que administra o futebol na Inglaterra

Por Carlos Rocha Publicado em
Comemoração entre Lucas Paquetá e Neymar
Lucas Paquetá é inocentado de acusação de manipulação de jogos pela federação (Imagem: Reprodução / Conmebol)

O meia brasileiro Lucas Paquetá, de 27 anos, foi absolvido nesta quinta-feira (31) das acusações de envolvimento em um suposto esquema de manipulação de resultados na Premier League. A decisão foi tomada por uma comissão reguladora independente ligada à FA (Football Association), entidade que administra o futebol na Inglaterra.

Paquetá, que defende o West Ham, havia sido acusado em maio de 2024 de ter buscado forçar cartões amarelos em quatro partidas disputadas entre 2022 e 2023, com o objetivo de beneficiar apostadores. As partidas investigadas foram contra o Leicester (12/11/2022), Aston Villa (12/03/2023), Leeds United (21/05/2023) e Bournemouth (12/08/2023).

Em nota, a FA afirmou que não encontrou provas suficientes para sustentar a acusação de violação da Regra E5, que trata da tentativa de influenciar, de forma indevida, o andamento de jogos. “As acusações de má conduta contra Lucas Paquetá... não foram comprovadas”, disse a entidade.

Apesar da absolvição no caso principal, a comissão reconheceu que o jogador falhou em cumprir obrigações de colaboração com a investigação, o que configura violação da Regra F3 da FA. Paquetá teria deixado de responder perguntas e de fornecer informações solicitadas. Uma sanção disciplinar para essa infração ainda será definida, podendo variar entre uma advertência, multa ou até suspensão por algumas partidas.

Nas redes sociais, o jogador celebrou a decisão e agradeceu o apoio de familiares, torcedores e do clube. “Desde o início, mantive minha inocência. Estou aliviado e ansioso para voltar a jogar com um sorriso no rosto”, declarou.

O caso afetou diretamente a carreira do atleta. Durante a investigação, uma negociação com o Manchester City foi interrompida, e ele chegou a chorar em campo após receber um cartão amarelo em uma das partidas. Também foi cortado da seleção brasileira em 2023, mas voltou a ser convocado em 2024, sob comando de Dorival Júnior.

O West Ham estuda a possibilidade de negociá-lo. Segundo o jornal britânico Daily Mail, uma proposta de 30 milhões de libras (cerca de R$ 222 milhões) poderia ser aceita. Com a inocência confirmada, o valor de mercado do jogador pode subir.

A FA informou que aguarda as justificativas formais da comissão sobre o caso e ainda pode recorrer da decisão ao CAS (Corte Arbitral do Esporte).



Relacionadas

Mais Lidas