TH+ SBT TAMBAÚ
Novabrasil FM
º
Laura Dahlmeier

Campeã olímpica e mundial morre aos 31 anos após acidente em montanha

A tragédia ocorreu na última segunda-feira (28), quando Laura escalava o Pico Laila, localizado na cordilheira de Karakoram

Por Carlos Rocha Publicado em
Campea olimpica e mundial morre aos 31 anos apos acidente em montanha
Campeã olímpica e mundial morre aos 31 anos após acidente em montanha (Foto: Reprodução/ Instagram)

A ex-atleta Laura Dahlmeier, bicampeã olímpica e sete vezes campeã mundial no biatlo, morreu aos 31 anos após sofrer um acidente nas montanhas do Paquistão, informou nesta quarta-feira (30) a Confederação Alemã de Esportes Olímpicos (DOSB).

A tragédia ocorreu na última segunda-feira (28), quando Laura escalava o Pico Laila, localizado na cordilheira de Karakoram. Segundo sua equipe, ela foi atingida por um deslizamento de terra a aproximadamente 5.700 metros de altitude. Embora um colega tenha acionado o socorro, a região de difícil acesso e o risco de novos deslizamentos dificultaram a operação de resgate. Um helicóptero chegou à área apenas na manhã seguinte.

Em nota, a DOSB homenageou a atleta: “Laura era muito mais do que uma campeã olímpica. Era uma mulher de visão, coragem e sensibilidade. Seu legado permanecerá vivo.”

Laura fez história no esporte ao se tornar a primeira biatleta a vencer o sprint e a perseguição na mesma edição dos Jogos Olímpicos de Inverno, em PyeongChang 2018. Também se destacou no Campeonato Mundial de Hochfilzen (2017), onde conquistou cinco medalhas de ouro e uma de prata. Em sua trajetória, acumulou sete títulos mundiais antes de se aposentar do biatlo em 2019, aos 25 anos, para se dedicar à prática do montanhismo.

A presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Kirsty Coventry, também expressou pesar: “Laura perdeu a vida fazendo o que amava: explorando as montanhas. Sua contribuição ao esporte olímpico será sempre lembrada. Enviamos nossa solidariedade à família e aos amigos neste momento difícil.”

Dahlmeier era considerada uma das maiores biatletas de sua geração e admirada por seu desempenho técnico, disciplina e paixão pelo esporte e pela natureza.



Relacionadas

Mais Lidas