TH+ SBT TAMBAÚ
Novabrasil FM
º
imunização

Nove casos confirmados de sarampo no Tocantins acende alerta para vacinação

Outros dois casos seguem em investigação

Por Carlos Rocha Publicado em
Campanhas de vacinação contra sarampo e influenza
Nove casos confirmados de sarampo no Tocantins acende alerta para vacinação (Foto: Divulgação/Secom-JP)

Nove casos de sarampo foram confirmados em Campos Lindos, município do Tocantins com cerca de 8,7 mil habitantes, localizado a 500 km de Palmas. De acordo com o Ministério da Saúde, todos os infectados vivem em uma pequena comunidade de aproximadamente 400 pessoas, que, por questões culturais, não têm o hábito de se vacinar. Outros dois casos seguem em investigação.

A infecção foi detectada por meio de exames laboratoriais realizados em unidade de referência do estado e confirmados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro. Parte dos infectados tem histórico de viagem recente à Bolívia, país que enfrenta um surto da doença.

Desde a segunda-feira (21), técnicos do ministério atuam no município com ações de bloqueio vacinal e varredura epidemiológica. Mais de 280 residências foram visitadas e 644 doses da vacina contra o sarampo foram aplicadas. Ao todo, 660 pessoas estão sendo monitoradas.

Com a confirmação dos casos em Campos Lindos, o Brasil contabiliza 14 infecções por sarampo em 2025, com registros também no Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Distrito Federal. Na Região das Américas, já foram confirmados 7.132 casos este ano, com 13 mortes relacionadas à doença.

Apesar do aumento, o certificado de país livre do sarampo, recuperado pelo Brasil em 2023 junto à Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), não foi comprometido, segundo o Ministério da Saúde. Isso porque os casos são considerados importados, sem evidência de transmissão sustentada dentro do território nacional.

A vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, está disponível no calendário básico infantil, aplicada em duas doses aos 12 e 15 meses de idade. Quem tem até 29 anos deve receber duas doses, e adultos entre 30 e 59 anos precisam de uma dose, caso não tenham comprovação vacinal.

A cobertura vacinal ideal contra o sarampo deve ser superior a 95%. Até o momento, o Brasil vacinou 91,74% do público infantil com a primeira dose, mas apenas 72,74% completaram o esquema. No Tocantins, os índices são mais baixos: 86% na primeira dose e apenas 55% na segunda.

O sarampo é uma doença altamente contagiosa, capaz de infectar até 90% das pessoas não vacinadas em contato com o vírus. Os sintomas mais comuns incluem febre, tosse, coriza, mal-estar e manchas vermelhas na pele. Casos graves podem deixar sequelas ou até levar à morte, principalmente em crianças pequenas.

Ações de mobilização vacinal, como o Dia D, seguem sendo promovidas. Após o Acre, que aplicou quase 5 mil doses na semana passada, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia realizam o mutirão neste sábado (26).



Relacionadas

Mais Lidas