Inscrições para Prova Nacional Docente começam nesta segunda (14)
Avaliação será usada por redes públicas como critério para concursos e seleções de professores
As inscrições para a Prova Nacional Docente (PND) começam no dia 14 de julho e seguem até 25 de julho de 2025, conforme anunciou o ministro da Educação, Camilo Santana, por meio das redes sociais. A prova será aplicada em todo o país no dia 26 de outubro e terá como finalidade subsidiar concursos públicos e processos seletivos para contratação de professores da educação básica em redes públicas estaduais e municipais.
A PND será destinada a estudantes concluintes de cursos de formação de professores inscritos no Enade das Licenciaturas, além de qualquer interessado em participar de concursos para o magistério. A avaliação seguirá o mesmo modelo teórico do Enade específico para licenciaturas, implementado pela primeira vez em 2024.
O pedido de isenção da taxa de inscrição foi realizado entre os dias 30 de junho e 4 de julho, e o resultado dos recursos referentes às solicitações será divulgado no dia 14 de julho. O valor da taxa ainda será informado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em edital específico. O pagamento poderá ser feito entre os dias 14 e 31 de julho.
Redes públicas interessadas em utilizar os resultados da PND como instrumento exclusivo ou complementar de seleção de professores tiveram até o dia 15 de julho para formalizar a adesão. Já o prazo para cadastro de editais próprios de seleção se encerrou em 25 de junho.
A Prova Nacional Docente não é um concurso público, mas tem como objetivo fornecer informações padronizadas de desempenho para que estados e municípios utilizem como critério em seus processos seletivos. Os resultados serão disponibilizados em boletins individuais, contendo a pontuação e o nível de desempenho do participante.
Segundo o Ministério da Educação, o tempo médio entre concursos para professores nas redes municipais é de sete anos e meio, enquanto nas estaduais é de cinco anos. A proposta do MEC, ao criar a PND, é estimular a realização mais frequente dessas seleções e ampliar o número de professores qualificados atuando nas escolas públicas do país.
A divulgação do gabarito e do padrão de resposta da prova discursiva será feita em 11 de novembro, e o resultado final está previsto para o dia 10 de dezembro.



