Funai abre seleção para agentes de proteção territorial com vagas na Paraíba
Processo seletivo terá inscrições em quatro etapas
A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) abriu Processo Seletivo Simplificado (PSS) para contratação temporária de agentes e especialistas em proteção territorial. As vagas incluem oportunidades para atuação na Paraíba, com início das inscrições previsto para o dia 6 de abril de 2026. As inscrições são gratuitas e ocorrem em blocos organizados por região e período, de acordo com o local de trabalho.
O processo seletivo atende a determinações judiciais, como as Arguições de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPFs) 709 e 760, que exigem a retirada de ocupações ilegais e o reforço da fiscalização em Terras Indígenas (TIs). A contratação temporária tem como objetivo permitir que a Funai cumpra essas decisões por meio de ações diretas de proteção territorial.
As vagas estão distribuídas em todas as regiões do Brasil, com lotações previstas nas Coordenações Regionais da Funai nos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins. Também há oportunidades na Coordenação-Geral de Monitoramento Territorial da Diretoria de Proteção Territorial (CGMT/DPT), com sede em Brasília-DF. Os aprovados poderão ainda atuar em unidades da Funai diferentes daquelas previstas originalmente no edital.
Na Paraíba, as vagas integram o Bloco 04 do processo seletivo, que contempla também os estados do Amazonas, Amapá, Roraima, Mato Grosso, Bahia, Minas Gerais, São Paulo e Paraná. Ao todo, esse bloco reúne 237 vagas, com inscrições a partir de 6 de abril de 2026. As inscrições para os demais blocos ocorrem em datas diferentes: o Bloco 01, exclusivo para Brasília, oferece 93 vagas com inscrições a partir de 9 de julho de 2025; o Bloco 02, com 329 vagas para o Pará, Maranhão, Rondônia e Mato Grosso, terá inscrições abertas em 22 de setembro de 2025; e o Bloco 03, com 241 vagas para o Pará, Santa Catarina, Amazonas, Tocantins, Acre, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, abrirá inscrições em 5 de janeiro de 2026.
O processo seletivo da Funai garante a reserva de vagas para pessoas pretas, pardas, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. As informações completas sobre salários, atribuições, requisitos e etapas do processo estão disponíveis no site oficial da Funai.



