Turistas idosas morrem após ataque de elefante durante safári na África
As vítimas foram identificadas como Easton Janet Taylor, de 68 anos, do Reino Unido, e Alison Jean Taylor, de 67 anos, da Nova Zelândia
Duas turistas idosas morreram após serem atacadas por um elefante durante um safári a pé no Parque Nacional South Luangwa, localizado no leste da Zâmbia, na manhã da última quinta-feira (27). As vítimas foram identificadas como Easton Janet Taylor, de 68 anos, do Reino Unido, e Alison Jean Taylor, de 67 anos, da Nova Zelândia.
Segundo informações do comissário de polícia da Província Oriental, Robertson Mweemba, o ataque foi realizado por uma elefanta acompanhada de um filhote. Ainda de acordo com o policial, guias armados tentaram conter o animal com disparos, mas não conseguiram evitar que as duas mulheres fossem atingidas. Ambas morreram no local.
O episódio ocorreu a cerca de 600 quilômetros da capital, Lusaka. Especialistas e autoridades locais reforçam que elefantas com filhotes tendem a agir com extrema agressividade quando percebem qualquer tipo de ameaça ao grupo, comportamento considerado naturalmente protetor da espécie.
Casos semelhantes já foram registrados na Zâmbia. Em 2023, duas turistas americanas idosas também morreram em ataques de elefantes, enquanto participavam de safáris motorizados em outras regiões do país.
As autoridades zambianas seguem investigando o incidente e estudam medidas para reforçar a segurança em expedições a pé em áreas com maior risco de ataques por animais selvagens.



