Influencer morre aos 30 anos após luta contra distúrbio alimentar
A gravidade da condição já havia sido exposta por sua irmã, que usou as redes sociais no início do mês para pedir ajuda
A influenciadora digital Nihal Candan, de 30 anos, não resistiu às complicações provocadas por um quadro grave de anorexia e faleceu nesta semana, após uma parada cardíaca durante a internação. Ex-integrante do reality show de moda “Bu Tarz Benim”, ela estava em tratamento intensivo quando sofreu a piora. De acordo com a equipe médica, seu corpo pesava apenas 22,5 kg no momento da morte — resultado de uma perda de cerca de 40 kg ao longo dos últimos dois anos.
A gravidade da condição já havia sido exposta por sua irmã, Bahar Candan, que usou as redes sociais no início do mês para pedir ajuda. “Minha irmã está morrendo, façam alguma coisa!”, escreveu. Devido ao estado delicado, Nihal chegou a ter um tutor legal designado para tomar decisões médicas em seu lugar.
A morte da influenciadora causou repercussão nacional e levantou discussões sobre os impactos dos padrões estéticos extremos. Em nota, a Federação das Associações de Mulheres da Turquia criticou a pressão social sobre a aparência feminina e destacou os riscos da objetificação do corpo da mulher.
“A morte de Nihal é reflexo das normas estéticas tóxicas e da mercantilização do corpo feminino promovidas por mídias e programas de entretenimento”, disse a instituição.



