TH+ SBT TAMBAÚ
Novabrasil FM
º
COP30

Rei Charles elogia Marina Silva e Brasil pela preservação das florestas durante encontro em Londres

Monarca britânico também destacou empenho do presidente Lula para o sucesso da COP30, que ocorrerá em Belém

Por Redação T5 Publicado em
Marina Rei Charles
Encontro ocorreu durante a Semana de Ação Climática de Londres (Foto: Instagram)

Durante encontro com a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, nesta quarta-feira (25), em Londres, o rei Charles III elogiou os avanços do Brasil na preservação ambiental e enviou um abraço especial ao presidente Lula, reconhecendo o esforço do governo brasileiro para o êxito da COP30, que será realizada em novembro, em Belém (PA).

O encontro ocorreu durante a Semana de Ação Climática de Londres, após evento promovido pela Iniciativa de Mercados Sustentáveis (SMI) e pelo governo britânico, por meio do Departamento de Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais. Na ocasião, Marina presenteou o rei com uma fotografia de uma castanheira plantada por ele e pela princesa Diana, em 1991, no Parque Zoobotânico de Carajás, no Pará.

A árvore da espécie Bertholletia excelsa Bonpl., conhecida como castanha-do-Brasil, já tem 34 anos, cerca de 15 metros de altura e começou a frutificar em 2019. O rei agradeceu o presente com bom humor, dizendo: “tenho dedos verdes”, em referência à expressão usada por quem tem talento para jardinagem. Marina, por sua vez, destacou o protagonismo ambiental do rei, lembrando que ele defende a causa climática há décadas, muito antes do tema ganhar projeção global.

O Brasil foi destacado no evento pelos avanços no combate ao desmatamento. Dados do sistema Prodes, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), mostram que a destruição da Amazônia caiu cerca de 46% em 2024 em comparação a 2022.

Além do encontro com o rei, Marina apresentou durante a Semana de Ação Climática a proposta do Balanço Ético Global (BEG), iniciativa liderada por Lula e pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, que visa reforçar o compromisso ético dos países com os acordos climáticos internacionais. A ministra também participa de debates sobre financiamento para preservação, com foco no fundo Tropical Forests Forever Fund (TFFF), que busca reunir recursos públicos e privados para ações de conservação em florestas tropicais.



Relacionadas

Mais Lidas