Inscrição para certificador do Enem e de professor termina dia 30 de junho
As inscrições devem ser feitas pelo Sistema RNC, plataforma oficial do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo processo
Termina na próxima segunda-feira (30) o período para que servidores públicos do Executivo federal e professores da rede pública realizem a inscrição para atuar como certificadores da Rede Nacional de Certificadores (RNC) nos exames do Enem e da Prova Nacional Docente (PND) em 2025.
As inscrições devem ser feitas pelo Sistema RNC, plataforma oficial do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo processo. Os profissionais selecionados terão a responsabilidade de supervisionar e garantir a integridade dos procedimentos de aplicação dos exames, atuando diretamente nos locais de prova.
Podem participar da seleção servidores públicos regidos pela Lei nº 8.112/1990 e professores efetivos das redes públicas estaduais e municipais, desde que estejam em exercício em 2025 e possuam pelo menos ensino médio completo.
A inscrição é vedada para quem possuir parentes até o terceiro grau inscritos no Enem ou na PND. O Inep informa que professores podem se inscrever como candidatos na PND entre 14 e 25 de julho, mas, se confirmada essa inscrição, só poderão atuar como certificadores no Enem.
O pagamento oferecido é de R$ 510 por dia de trabalho. Para servidores que precisarem se deslocar mais de 150 km, o valor da diária sobe para R$ 864. O trabalho inclui a atuação na PND, marcada para 26 de outubro, e no Enem, que será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro, exceto em Belém, Ananindeua e Marituba (PA), onde ocorrerá nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à realização da COP 30.
Dentre as atribuições do certificador estão o controle da entrega e abertura dos malotes das provas, supervisão da equipe de aplicação, fiscalização do início e encerramento das provas, e o envio seguro dos materiais aos correios, conforme detalhado no edital.
O Inep divulgará em 14 de julho a lista dos inscritos aprovados para o curso de capacitação, obrigatório e com nota mínima de 70%. Os candidatos que tiverem a inscrição negada poderão recorrer entre 15 e 22 de julho, com resultado previsto para 11 de agosto.
Para cada município, o Inep pode convocar até três vezes o número necessário de certificadores, seguindo critérios de prioridade como atuação no Enem anterior e desempenho no curso, ou sorteio em caso de empate.
Resumo do cronograma da RNC 2025:
- Inscrições: 5 a 30 de junho
- Divulgação da lista para capacitação: 14 de julho
- Recursos para inscrições indeferidas: 15 a 22 de julho
- Resultado dos recursos: 11 de agosto
- PND: 26 de outubro
- Enem: 9 e 16 de novembro (PA: 30/11 e 7/12)
Mais detalhes podem ser consultados diretamente no Sistema RNC do Inep.



