TH+ SBT TAMBAÚ
Novabrasil FM
º
comunicado

Trump anuncia cessar-fogo entre Irã e Israel e celebra fim da “Guerra dos 12 Dias”

De acordo com o comunicado feito por Trump por meio da rede Truth Social, o Irã iniciará a trégua, e, após 12 horas, será a vez de Israel suspender as operações militares

Por Carlos Rocha Publicado em
Donald trump atentado
Trump anuncia cessar-fogo entre Irã e Israel e celebra fim da “Guerra dos 12 Dias” (Foto: AP Photo/Evan Vucci)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira (23 de junho) que Irã e Israel chegaram a um acordo para um cessar-fogo completo e total, previsto para começar em cerca de seis horas após a conclusão das últimas missões militares em andamento.

De acordo com o comunicado feito por Trump por meio da rede Truth Social, o Irã iniciará a trégua, e, após 12 horas, será a vez de Israel suspender as operações militares. Dentro de 24 horas, o presidente espera que o fim oficial do conflito seja celebrado em todo o mundo. O episódio foi classificado por ele como “a Guerra dos 12 Dias”.

“Partindo do pressuposto de que tudo funciona como deveria — o que acontecerá —, gostaria de parabenizar os dois países, Israel e Irã, por terem a resistência, a coragem e a inteligência para acabar com o que deveria ser chamado de ‘A GUERRA DOS 12 DIAS’”, escreveu Trump.

Mais cedo, o presidente norte-americano ironizou a resposta do Irã aos ataques que sofreu, descrevendo-a como “muito fraca”. Segundo ele, 14 mísseis foram lançados contra uma base americana no Catar, mas 13 foram interceptados. Apenas um atingiu o solo em uma área considerada “não ameaçadora”. Trump afirmou que nenhum americano foi ferido e que os danos foram mínimos.

Ele também agradeceu ao Irã por ter avisado com antecedência sobre o ataque, o que permitiu evitar vítimas. Em sua publicação, afirmou: “Eles colocaram tudo para fora do sistema, e não haverá, com sorte, mais ódio”.

Antes de anunciar o cessar-fogo, Trump declarou que incentivaria Israel a buscar o mesmo caminho da paz: “Talvez o Irã agora possa seguir rumo à paz e à harmonia na região, e eu encorajarei com entusiasmo Israel a fazer o mesmo”.

O presidente dos EUA também fez um agradecimento público ao Emir do Catar, Tamim bin Hamad al-Thani, por seus esforços em prol da paz no Oriente Médio. Segundo ele, nenhum cidadão catariano foi ferido durante os ataques.

Por fim, em uma publicação feita cerca de duas horas antes do anúncio oficial, Trump celebrou a resolução do conflito com a frase: “PARABÉNS MUNDO, É HORA DE PAZ!”.



Relacionadas

Mais Lidas