TH+ SBT TAMBAÚ
Novabrasil FM
º
Agência Espacial Europeia

Sonda europeia capta imagens inéditas do polo sul do Sol

As imagens foram obtidas a um ângulo de 15 graus abaixo do equador solar, entre os dias 16 e 17 de março

Por Carlos Rocha Publicado em
Imagem capturada em 2014 pela Solar Dynamics Observatory da NASA que mostra uma explosao solar Fenomeno e o flash brilhante de luz no topo do sol SDO Nasa 1 7e8a691ab2 Easy Resize com
Sonda europeia capta imagens inéditas do polo sul do Sol

A sonda Solar Orbiter, da Agência Espacial Europeia (ESA), registrou imagens inéditas do polo sul do Sol, oferecendo as primeiras informações detalhadas sobre a atmosfera dessa região pouco explorada da estrela central do nosso Sistema Solar.

As imagens foram obtidas a um ângulo de 15 graus abaixo do equador solar, entre os dias 16 e 17 de março. A coleta foi realizada por três instrumentos científicos a bordo da sonda, que permitiram a obtenção de dados distintos sobre a atividade atmosférica solar.

Segundo a ESA, o principal objetivo da missão é aperfeiçoar as previsões de erupções solares, fenômenos de alta energia que podem interferir nas comunicações por satélite, impactar redes elétricas e afetar o funcionamento de equipamentos eletrônicos na Terra.

A Solar Orbiter foi lançada em fevereiro de 2020, em colaboração com a NASA, e tem como uma de suas metas científicas explorar os pólos solares, regiões ainda pouco estudadas, mas consideradas cruciais para a compreensão do ciclo solar.

As novas observações devem contribuir com modelos mais precisos de previsão espacial, fundamentais para proteger tecnologias sensíveis às flutuações de radiação solar.

Notícias ao Minuto


Relacionadas

Mais Lidas