TH+ SBT TAMBAÚ
Novabrasil FM
º
Haílton Corrêa de Arruda

Ex-goleiro Manga morre aos 87 anos no Rio de Janeiro

Ele lutava contra um câncer de próstata nos últimos anos

Por Carlos Rocha Publicado em
Ex goleiro manga
Ex-goleiro Manga morre aos 87 anos no Rio de Janeiro

O ex-goleiro Haílton Corrêa de Arruda, conhecido como Manga, morreu na manhã desta terça-feira (8), aos 87 anos. O ídolo de clubes como Botafogo, Internacional e Nacional-URU estava internado no Hospital Rio Barra, no Rio de Janeiro, e lutava contra um câncer de próstata nos últimos anos.

Natural de Recife, Manga iniciou a carreira no Sport, onde conquistou o tricampeonato pernambucano em 1955, 1956 e 1958. Posteriormente, transferiu-se para o Botafogo, no Rio de Janeiro, clube no qual se tornou ídolo ao vencer o Campeonato Carioca em 1961, 1962, 1967 e 1968, além de levantar três títulos do Torneio Rio-São Paulo.

Após quase uma década no alvinegro carioca, Manga seguiu para o Nacional, do Uruguai, onde conquistou quatro edições do Campeonato Uruguaio (1969, 1970, 1971 e 1972) e a Copa Libertadores de 1971.

O ex-goleiro também acumulou títulos por outros clubes sul-americanos: foi campeão mato-grossense com o Operário-MS (1977), campeão paranaense com o Coritiba (1978), campeão gaúcho com o Grêmio (1979) e campeão equatoriano com o Barcelona de Guayaquil (1981).

Pela seleção brasileira, Manga atuou como titular na Copa do Mundo de 1966. Reconhecido como um dos maiores goleiros da história do futebol brasileiro, seu aniversário, 26 de abril, passou a ser considerado o "Dia do Goleiro".

Clubes pelos quais Manga passou manifestaram pesar pela morte do ex-jogador. Em nota, o Botafogo declarou: "Faremos todas as homenagens a esse gigante de nossa história, que seguirá eternamente vivo em nossos corações", afirmou o presidente João Paulo.

O Internacional destacou a coragem do goleiro: "Sua atuação na final do Brasileiro de 1975, jogando com dois dedos quebrados, simboliza a coragem e a entrega que o tornaram um dos maiores goleiros da nossa história".

Já o Nacional, do Uruguai, publicou: "O Club Nacional de Football lamenta profundamente o falecimento de Haílton Corrêa de Arruda 'Manga', Campeão da Conmebol Libertadores 1971, Copa Interamericana 1971 e quatro campeonatos uruguaios. Aos seus familiares, amigos e entes queridos, o abraço mais forte. Adeus, Manga".



Relacionadas

Mais Lidas