TV Tambaú
Clube FM
Nova Brasil Maceió
º
após 3 dias

Menina de 11 anos sobrevive à deriva no mar após naufrágio de barco de migrantes

O incidente ocorreu perto da ilha de Lampedusa, na Itália, quando o barco com 45 migrantes a bordo afundou durante uma tempestade

Por Redação T5 Publicado em
Crianca naufragio
O barco havia partido de Sfax, na Tunísia, e acredita-se que a menina será a única sobrevivente do naufrágio (Foto: Reprodução/ Ideogram)

Uma menina de 11 anos sobreviveu durante três dias à deriva no mar, utilizando um colete salva-vidas e duas bóias de salvação improvisadas, após o naufrágio do barco de migrantes em que viajava. O incidente ocorreu perto da ilha de Lampedusa, na Itália, quando o barco com 45 migrantes a bordo afundou durante uma tempestade.

A menina foi resgatada por acaso pela tripulação do veleiro Trotamar III, da ONG Compass Collective, que estava na região para realizar outra operação de salvamento. De acordo com Matthias Wiedenlübbert, capitão do Trotamar III, o resgate foi uma "coincidência incrível", pois a tripulação conseguiu ouvir os pedidos de ajuda da criança apesar do som do motor em funcionamento.

A operação de resgate foi iniciada por volta das 3h20, quando os tripulantes ouviram a voz da menina. A criança, que estava sofrendo de hipotermia e não possuía comida ou água potável, foi encontrada alerta e receptiva. Ela relatou que, dois dias antes, havia estado em contato com outras duas pessoas na água, mas não as havia visto desde então.

O barco havia partido de Sfax, na Tunísia, e acredita-se que a menina será a única sobrevivente do naufrágio. A tragédia faz parte de um triste contexto de mortes e desaparecimentos no mar Mediterrâneo, uma das rotas migratórias mais perigosas. Entre 2014 e 2023, mais de 30 mil migrantes perderam a vida tentando atravessar a região, segundo dados da Fondazione ISMU ETS. Estima-se que mais de 6.000 menores tenham morrido ou desaparecido em naufrágios durante este período.



Relacionadas