TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º

A tecnologia do agora e do futuro

Por Andrezza Castro Publicado em
Para portal

Nunca se discutiu tanto tecnologia como nos dias de hoje. Além de muitas coisas novas a surgirem a um ritmo alucinante, existem eventos específicos, onde pessoas e empresas se reúnem e mostram o que está na berra em termos de desenvolvimento, games, robótica, inclusão digital e muito mais, tal como a Expotec, o evento que noticiamos no nosso site.

Mas, o que será que podemos contar com o futuro da tecnologia? E será que podemos ter ideia do que podemos esperar?

Já estamos na era do 6G?

Bem, ainda ontem discutíamos do boom que seria a tecnologia 5G e parece que já estamos a começar a era do 6G. A nossa atualidade era impossível de imaginar há poucos anos, mas agora existem possibilidades que parecem infinitas, sendo que a tecnologia 5G (e posteriormente a 6G) é uma das grandes responsáveis desse desenvolvimento. E porquê?

O que a tecnologia nos tem mostrando é uma tendência para que as realidades físicas e virtuais se misturem e passem a estar fundidas com uma linha muito ténue entre elas, exatamente por conta da internet 5G.

A tecnologia 5G abriu um mundo de oportunidades através da melhoria de tecnologias, aumento da eficiência de processos, possibilidade de transpor processos repetitivos na mão das máquinas e trazendo as pessoas para tarefas de valor acrescentado, por conta também da introdução da inteligência artificial, o que se traduz numa combinação perfeita para melhorar setores que vão desde a saúde ao entretenimento.

A indústria de games é uma das que mais beneficia

Não dá para falar de tecnologia sem mencionar indústria do entretenimento, mais precisamente a indústria dos games. Porquê? Porque a indústria dos games é a indústria mais lucrativa no mundo do entretenimento, uma das que ainda possui potencial de crescimento, superando a indústria musical e cinematográfica, e uma das que mais se beneficia dos avanços tecnológicos.

Na verdade, a indústria dos games foi uma das que mais beneficiou da tecnologia 5G que permitiu eliminar algo que incomodava muitos jogadores -o laag, ou atraso nos jogos que podia limitar a experiência de jogo. Uma maior velocidade de processamento faz com que os jogos carreguem mais rápido, o que melhora em muito a experiência do usuário.

A questão do carregamento dos jogos será assim tão importante? Sim, principalmente para os verdadeiros fãs de determinados gêneros de jogos como os que decorrem ao vivo e despertam sensações de adrenalina e emoção como, por exemplo os jogos disponíveis nas plataformas de cassinos online, como o Blacjack online, ou o Pôker em que um jogo mais corrido melhora a experiência do usuário, principalmente nas versões ao vivo, ou nos jogos multiplayer, nomeadamente os jogos do gênero RPG como o Towers and Titans em que o jogador precisa defender o seu reino em tempo real.

Tudo isto mostra como a tecnologia 5G tornou possível um melhoramento desta indústria e abre portas a novas possibilidades no setor. No futuro, com a introdução da tecnologia 6G, existirá a possibilidade de uma melhoria e melhor aplicação de tecnologias como a realidade virtual e a introdução do Metaverso de forma efetiva.

Ainda que o futuro da tecnologia seja difícil de prever com exatidão, a ideia é que o mundo real e virtual se tornem cada vez mais unidos.

Relacionadas