TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
estelionato

Alerta: novo golpe usa voz criada por inteligência artificial

O golpe, que utiliza técnicas de clonagem de voz através de inteligência artificial, tem se aproveitado de pequenos trechos de áudio para criar diálogos inteiros

Por Carlos Rocha Publicado em
Alerta: novo golpe usa voz criada por inteligência artificial
Alerta: novo golpe usa voz criada por inteligência artificial (Foto: Reprodução/ SBT News)

Um novo golpe tem preocupado não apenas a população em geral, mas também figuras públicas, como jornalistas e artistas. Recentemente, um jornalista carioca, Felipe Laud, foi surpreendido ao receber uma mensagem de áudio que reproduzia, de maneira surpreendente, a sua própria voz.

Ao ouvir a gravação, Felipe ficou intrigado e decidiu analisar mais de perto. "Eu comecei a escutar várias vezes para ver as semelhanças e era realmente muito parecido com a minha voz", relatou o jornalista. A situação tornou-se ainda mais inusitada quando a mãe de Felipe recebeu um áudio com um pedido de aproximadamente R$ 1.000 em seu nome.

O golpe, que utiliza técnicas de clonagem de voz através de inteligência artificial, tem se aproveitado de pequenos trechos de áudio para criar diálogos inteiros. Especialistas em informática alertam que programas desse tipo são facilmente encontrados na internet, ampliando as possibilidades de uso malicioso.

Nathan, filho da vítima, expressou surpresa com a sofisticação do golpe. "Eu sabia nem que era possível fazer isso. Achei que só cantores, por exemplo, eram alvos desse tipo de clonagem."

A mãe de Nathan, desconfiada, compartilhou o caso com a filha. Juntos, conseguiram contato com Felipe, que negou o pedido de ajuda e prontamente registrou um boletim de ocorrência.

Diante desse cenário, um professor do Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul aconselha a criação de uma palavra-chave para pedidos de empréstimo, um termo aleatório conhecido apenas pelos familiares. Essa medida visa oferecer uma camada extra de segurança, possibilitando uma pausa para análise antes de ceder a solicitações feitas por áudio.

Leia também:


Relacionadas