segunda-feira, 20 de janeiro de 2020
Busca

Portal T5

Geral

Pedreiro localiza material de astecas, no México, afirmam cientistas

O Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) do México, depois de análises de raios X, concluiu que o material é parte de um tesouro de Montezuma, que foi o último imperador asteca.

Por Redação Portal T5

10h40
Foto: Getty Image/Ilustrativa

Durante escavações para uma nova construção no charmoso parque Alameda Central, situado na Cidade do México, um pedreiro mexicano localizou um barra de ouro de cerca de dois quilos e aspecto envelhecido por causa do tempo. 

O Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) do México, depois de análises de raios X, concluiu que o material é parte de um tesouro de Montezuma, que foi o último imperador asteca.

Ele reinou de 1502 a 1520 até ser deposto e executado pelos espanhóis. Foi comprovado que a barra era propriedade de Tenochtitlán, que é a antiga capital dos astecas, porque tem composição igual a de outras peças do mesmo período.

A pesquisa também apresentou o contexto histórico por trás do objeto precioso e explicou como ele foi parar no local e isso incluía um dos saques mais icônicos que os conquistadores espanhóis infligiram à civilização mesoamericana.

Na chamada “Noite Triste”, que aconteceu em 30 de junho de 1520 e está fazendo 500 anos, os invasores europeus se retiraram levando tudo o que podiam.

Veja mais:

+ Solange Almeida anuncia separação de Leandro Andriani após dois anos de casamento

+ Menino de Nova Cruz, no RN, emociona jurados do 'The Voice Kids' com canção de Toquinho

+ Grupo BIG oferece vagas de emprego para João Pessoa e Campina Grande; confira